Texto escrito por José de Souza Castro:
Um candidato a dono do mundo. Esse é o título desta quinta-feira (23) do artigo de Acílio Lara Resende no jornal “O Tempo”. Era também a impressão que tive no dia da posse de Trump no governo dos Estados Unidos, com os decretos presidenciais que prometiam fazer grande de novo o seu país à custa do resto do mundo.
Passados apenas três dias desse sonho trumpiano, é possível que ele tenha acordado. Pelo menos, acordamos os que se assombravam por tal pesadelo.
Já não me assombra. Uma ducha, logo de manhã, lavou-me a alma: a indicação a três prêmios no Oscar deste ano para “Ainda Estou Aqui“: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, Fernanda Torres.
Ora, o Brasil, tão desprezado por Trump, assume a ribalta, na produção artística mundial.

O primeiro artigo que li em seguida, na “Folha de S.Paulo”, era assinado por Conrado Hübner Mendes. Começa dizendo:
“A reeleição de Trump dispara muitos alarmes na precária democracia norte-americana e no mundo. Apreensão com clima, saúde, transição energética, desigualdade, hegemonia plutocrática, corrupção, governança global multilateral e decência humanitária chegou a outro patamar.
Se a credencial democrática já era duvidosa em país com sistema eleitoral que suprime voto de parte do povo e poder corporativo ilimitado para influenciar eleições e políticas públicas (financiando ambos os lados), agora a ciência política pode se sentir mais confortável para classificar o regime de “autoritarismo competitivo”.
A última dúvida é saber como vão funcionar os “freios e contrapesos”. Sabe-se que Trump tem hoje mais capacidade para barbarizar. Tem maioria nas duas casas do Congresso, a Suprema Corte foi convertida ao servilismo anticonstitucional já no primeiro mandato e se esmera em revogar sua jurisprudência das liberdades civis.”
A esperança, acrescenta o autor, é que sobra alguma autonomia nos judiciários estaduais e federal, e nos governos subnacionais.
Não faltam, por exemplo, ações propostas nesses judiciários contra um dos decretos de Trump que afrontam a Constituição: proibir que filhos de imigrantes nascidos nos Estados Unidos tenham cidadania automática. Hoje mesmo, um juiz de Seattle, John Coughenour, bloqueou o decreto. Grupos civis e procuradores-gerais de 22 estados governados por democratas entraram com ações na Justiça.
Pelo jeito, o Dono do Mundo não é o que ele mesmo se achava.
Talvez Sinclair Lewis, que escreveu em 1935 o livro “Não pode acontecer aqui” (It can’t happen here), tenha razão. O livro foi escrito durante a Grande Depressão e ascensão de Hitler. O autor imaginava um presidente eleito na base do medo, do ódio e de grandes soluções patrióticas – e que instala um regime totalitário.
Para evitar tal coisa, no Brasil o Supremo Tribunal Federal deve fazer mais e melhor, diz Conrado Mendes, mas não sozinho e muito menos monocraticamente.
Nisso, volto mais animado ao espírito do filme.
Ainda Estamos Aqui.
Você também vai gostar destes posts:
- ‘Ainda Estou Aqui’: é preciso conhecer o passado para evitar que ele se repita
- ‘Argentina, 1985’: o discurso de Julio Strassera na íntegra – Nunca mais!
- ‘Uma Noite de 12 Anos’: filme obrigatório para estes tempos sombrios
- Para Bolsonaro, assassinatos autorizados pela ditadura foram apenas ‘tapa no bumbum do filho’
- Brasil de Bolsonaro é o mesmo da ditadura: veja charges de Ziraldo
- ‘A Festa do Bode’: leitura obrigatória para nunca esquecermos do perigo dos ditadores sanguinários
- ‘Anos de chumbo’, de Chico Buarque: uma sociedade adoecida
- 10 filmes que todo bolsonarista deveria ver
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



