Tem SEMPRE alguém olhando o que você posta na internet

Tem sempre alguém olhando o que você posta na internet. Foto: Agence Olloweb /Unsplash
Tem sempre alguém olhando o que você posta na internet. Foto: Agence Olloweb /Unsplash

GA-BO-LA. Eu nunca tinha ouvido falar nesta palavra, até ela aparecer para mim nas palavras cruzadas. Fui ao dicionário descobrir seu significado (na verdade, dei um Google 😉) e aprendi:

“Pessoa que gosta de falar de seus próprios feitos e qualidades; gabarola, fanfarrão. (…) Que se gaba, falando sempre de si mesmo e de suas próprias ações e qualidades.”

Lembrei de algumas pessoas que conheço. Na verdade, eu nem as consideraria como gabolas, não fosse pela forma como se comportam nas redes sociais, notadamente no LinkedIn.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Afinal, esta é a rede social própria para as pessoas se gabarem sobre seus talentos, habilidades, conquistas e feitos memoráveis (reais ou fictícios).

Lembrei dessa palavra enquanto lia a ótima coluna das consultoras de imagem Mėri Grossi e Olga Barra, com suas boas práticas de convivência on-line.

Dizem elas:

“Há sempre alguém olhando para você. Tudo que você compartilha e faz na rede mundial está lá, fica lá e poderá ser visto e acessado por alguém em algum momento, em algum lugar.” 👀

Elas lembraram, é claro, da frase-bomba que viralizou há alguns dias (“Deus me livre de mulher CEO”). Mas não abordaram só o extremo do mau-gosto e da misoginia, o óbvio ululante do péssimo comportamento na internet. Foram além, ao tratar da chamada “netiqueta”, a etiqueta na internet, que atinge todos nós, meros mortais que não somos CEO.

“A exposição pessoal impacta diretamente na vida social e profissional, logo não basta fazer bom uso da etiqueta: é preciso também cuidar da sua imagem e da mensagem que passa”, disseram elas. E repetiram aquela observação levemente ameaçadora:

“Lembre-se que tem sempre alguém olhando.”

Que os gabolas, os misóginos, os fofoqueiros e os barraqueiros se atentem a isso. De preferência, não só na vida on-line, mas também na off-line 🤗

P.S. Post publicado originalmente no meu LinkedIn.

***

Gostou do post? Então vai gostar destes também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

1 comentário

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo