Os erros mais comuns ao escrever um texto, por Ana Holanda

Escritora, mulher escrevendo texto em computador. Foto: Kaitlyn Baker / Unsplash
Foto: Kaitlyn Baker / Unsplash

Já comentei aqui no blog sobre duas newsletters que eu acompanho: a Veredas e a da Contente.vc. Recentemente, passei a receber também, às segundas-feiras, a newsletter da escritora Ana Holanda.

Ela fala muito sobre o processo de escrita. E escreve bem, viu: como se estivesse contando um caso pra gente, numa mesa de canto de algum café, com uma fresta de sol entre nós.

A mensagem mais recente que recebi, na última segunda-feira, foi também a mais didática. Ela falou sobre os principais erros que as pessoas cometem no texto.

Achei o compilado tão bom, que salvei para enviar aos colegas jornalistas que trabalham comigo. E, claro, para fazer este post no blog aos meus queridos leitores – todos fãs de bons textos 😉

A seguir, a lista e as observações da Ana Holanda.

A escritora Ana Holanda.
A escritora Ana Holanda.

Os 10 erros mais cometidos ao escrever um texto

1. Titulo enigmático “Título – de livro, texto, crônica, newsletter – precisa ser claro. É o primeiro contato da pessoa com o texto. Se for muito enigmático, ela nem segue em frente.”

2. Demorar tempo demais em uma descrição –Como sei que a descrição está longa demais? Quando, ao terminar de ler, você nem lembra mais sobre o que o texto tratava.”

3. Ocupar os primeiros parágrafos refletindo sobre o tema – “Perde-se espaço refletindo sobre o tema ou justificando aquilo que será dito no texto. Apenas vá direto ao assunto, de forma gostosa, encantadora.”

4. Querer falar sobre muitas coisas em um único texto – “Quando optamos por abordar vários assuntos em um mesmo texto, nos perdemos no raso. Ou seja, o texto fica superficial e a consequência é que o leitor não leva nada para si. Não marca ou afeta.”

5. Não reler o texto – “Reler é superimportante para verificar se a narrativa faz sentido, se existe alguma ponta solta, palavra escrita errada ou repetições (de palavras).”

6. Fazer parágrafos de uma frase – “A não ser que você esteja fazendo poesia, reúna as frases em parágrafos. Eles existem para agrupar ideias e assuntos.”

7. Usar muitas exclamações – “Toda pontuação deve ser usada com consciência, porque ela dá um sentido para a narrativa. Quando você usa duas, três, quatro exclamações, significa uma felicidade enorme, radiante. Praticamente uma líder de torcida. É isso o que você quer?”

8. Usar abreviações – “Não use. Apenas não use. Rua é rua, não é “r”. O mesmo vale para tantas outras abreviações.”

9. Períodos longos demais – “Frases longas demais devem ser escritas com muita cautela porque corre-se o risco de ficarem sem sentido – ou do leitor se perder. Costumo ter uma regrinha assim: se uma frase tiver mais do que dois “que”, pense seriamente em corta-la em mais períodos.”

10. Terminar o texto abruptamente – “Textos que terminam como uma ligação em que o outro bate o telefone na sua cara não são bacanas. Um texto deve ter começo, meio e fim. Caso contrário, a sensação para o leitor é de que a conversa não acabou, de um final sem final.”

***

Claro, eu só pincei alguns trechos da newsletter original. Se você ficou interessad@ na conversa semanal com Ana Holanda, cadastre-se para receber na sua caixa de email também 😉

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo