Já comentei aqui no blog sobre duas newsletters que eu acompanho: a Veredas e a da Contente.vc. Recentemente, passei a receber também, às segundas-feiras, a newsletter da escritora Ana Holanda.
Ela fala muito sobre o processo de escrita. E escreve bem, viu: como se estivesse contando um caso pra gente, numa mesa de canto de algum café, com uma fresta de sol entre nós.
A mensagem mais recente que recebi, na última segunda-feira, foi também a mais didática. Ela falou sobre os principais erros que as pessoas cometem no texto.
- Leia também: Vida e morte da borracha
Achei o compilado tão bom, que salvei para enviar aos colegas jornalistas que trabalham comigo. E, claro, para fazer este post no blog aos meus queridos leitores – todos fãs de bons textos 😉
A seguir, a lista e as observações da Ana Holanda.

Os 10 erros mais cometidos ao escrever um texto
1. Titulo enigmático – “Título – de livro, texto, crônica, newsletter – precisa ser claro. É o primeiro contato da pessoa com o texto. Se for muito enigmático, ela nem segue em frente.”
2. Demorar tempo demais em uma descrição – “Como sei que a descrição está longa demais? Quando, ao terminar de ler, você nem lembra mais sobre o que o texto tratava.”
3. Ocupar os primeiros parágrafos refletindo sobre o tema – “Perde-se espaço refletindo sobre o tema ou justificando aquilo que será dito no texto. Apenas vá direto ao assunto, de forma gostosa, encantadora.”
4. Querer falar sobre muitas coisas em um único texto – “Quando optamos por abordar vários assuntos em um mesmo texto, nos perdemos no raso. Ou seja, o texto fica superficial e a consequência é que o leitor não leva nada para si. Não marca ou afeta.”
5. Não reler o texto – “Reler é superimportante para verificar se a narrativa faz sentido, se existe alguma ponta solta, palavra escrita errada ou repetições (de palavras).”
6. Fazer parágrafos de uma frase – “A não ser que você esteja fazendo poesia, reúna as frases em parágrafos. Eles existem para agrupar ideias e assuntos.”
7. Usar muitas exclamações – “Toda pontuação deve ser usada com consciência, porque ela dá um sentido para a narrativa. Quando você usa duas, três, quatro exclamações, significa uma felicidade enorme, radiante. Praticamente uma líder de torcida. É isso o que você quer?”
8. Usar abreviações – “Não use. Apenas não use. Rua é rua, não é “r”. O mesmo vale para tantas outras abreviações.”
9. Períodos longos demais – “Frases longas demais devem ser escritas com muita cautela porque corre-se o risco de ficarem sem sentido – ou do leitor se perder. Costumo ter uma regrinha assim: se uma frase tiver mais do que dois “que”, pense seriamente em corta-la em mais períodos.”
10. Terminar o texto abruptamente – “Textos que terminam como uma ligação em que o outro bate o telefone na sua cara não são bacanas. Um texto deve ter começo, meio e fim. Caso contrário, a sensação para o leitor é de que a conversa não acabou, de um final sem final.”
***
Claro, eu só pincei alguns trechos da newsletter original. Se você ficou interessad@ na conversa semanal com Ana Holanda, cadastre-se para receber na sua caixa de email também 😉
Você também vai gostar destes posts:
- 13 dicas para quem quer ser escritor, por Octavia E. Butler
- Decálogo do Contista, por Horacio Quiroga
- As dicas de 37 grandes jornalistas para quem está começando na profissão
- Como aumentar a audiência do seu blog em 10 passos
- Como facilitar, descomplicar e melhorar a comunicação?
- Sempre deixa tudo pra depois? Veja dicas para não procrastinar
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



