Vale ver no cinema: Os Rejeitados (The Holdovers)
2023 | 2h13 de duração | Classificação: 16 anos | nota 10
Este filme é mais uma comédia dramática do diretor Alexander Payne (sete vezes indicado ao Oscar e vencedor em duas delas, pelo roteiro), que já havia me encantado com Nebraska (indicado a seis Oscars) e Sideways (indicado a cinco Oscars e vencedor de um deles).
Outra coisa em comum com os dois filmes e o atual Os Rejeitados é que todos acabam indo parar na estrada em determinado momento, e essa road trip contribui muito para mudar cabeças e corações.
Além disso, o excelente ator veterano Paul Giamatti, um dos protagonistas de Sideways, é também o protagonista deste filme, quase vinte anos depois. Acabou de ganhar um Globo de Ouro por sua atuação, e com certeza vai ser indicado ao Oscar também.

Ele interpreta o professor Paul Hunham, mal-humorado, durão, intransigente, inflexível com os alunos, os quais considera todos uns garotos riquinhos, mimados e imbecis, que já têm privilégios demais na vida. Sem parentes ou amigos, ele acaba punido pelo diretor ao ser escolhido para a função de ficar na escola-internato no feriado de Natal, cuidando dos alunos que, por uma razão ou outra, não foram buscados pelos pais e teriam que continuar por lá naquelas duas semanas.
“A maioria dos alunos não gosta de você, odeia, na verdade; os professores também“, ele ouviu do aluno Angus Tully (interpretado pelo estreante Dominic Sessa), um “garoto-problema” de 17 ou 18 anos, que morre de medo de ser expulso da escola pela quarta vez e acabar indo parar num rigoroso internato militar. Aqui vale dizer que o filme se passa em 1970, no auge da Guerra do Vietnã, para onde ele poderia ser mandado se estivesse num colégio militar.

Naquele internato onde Tully estuda e o professor Paul dá aulas, os alunos – todos membros de famílias ricas e influentes – não vão servir na guerra. Em vez disso, acabam indo cursar alguma faculdade de renome, como Harvard e Yale. Curtis foi o único aluno da escola toda a ter servido (e morrido) na guerra. Negro, ele era filho da cozinheira-chefe da escola, Mary, desprovida dos privilégios das outras famílias.
Mary é interpretada pela excelente Da’Vine Joy Randolph, que eu conhecia por seu papel de detetive na série Only Murders in the Building. Aqui ela nos emociona em sua atuação de uma mãe enlutada, que já lhe rendeu vários prêmios (Globo de Ouro entre eles), e com certeza vai render ao menos a indicação ao Oscar.

Estes são os principais personagens do filme, os “rejeitados” dessa bela história. Cada um deles vive um drama diferente, e a capacidade de empatia, aprimorada pelo convívio próximo durante tantos dias, cria um vínculo especial entre eles. Mas não pensem que o filme é só tristeza: como nos outros que eu vi, o diretor Alexander Payne manteve a capacidade de quebrar a emoção com momentos de leveza e até de risadas, tornando toda a experiência de assistir a este filme muito rica.
Junte-se ao roteiro e às atuações brilhantes uma produção caprichada, que nos transporta para 1970, e uma trilha sonora delicada (ouça abaixo), temos um filme completo, gostoso de ver, que nos faz pensar, e que vai muuuuito além do rótulo de “filme natalino” (que o diretor detesta e refuta).
É muito mais um filme sobre amizade, empatia, sobre se colocar mesmo no lugar do outro e passar a enxergá-lo “com o olho bom”.
Ser deixado para trás nem sempre é algo ruim, afinal das contas.
‘Os Rejeitados’ foi indicado a 5 Oscars em 2024
E venceu este único em destaque:
- Melhor ator principal (Paul Giamatti)
- Melhor atriz coadjuvante (Da’Vine Joy Randolph)
- Melhor edição/montagem
- Melhor roteiro original
- Melhor filme do ano
Assista ao trailer do filme ‘Os Rejeitados’:
Você também vai se interessar:
- Bolão do Oscar 2023: acertei 11 de 15 categorias (73% de aproveitamento!)
- Os 23 filmes mais importantes do Oscar 2023: resenhas e trailers
- Dicas de bons filmes escondidos em serviços de streaming
- Consciência Negra: os melhores filmes sobre racismo e resistência
- 15 filmes sobre mulheres fortes ou inspiradoras
- Os 20 melhores filmes de AMOR que vi nos últimos anos
- Os melhores filmes e animações para assistir com os filhos
- Filmes natalinos para assistir com a família toda
- Os melhores filmes para assistir no Dia dos Pais
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


