Eu tinha acabado de ler “A Biblioteca da Meia-Noite” quando fui ler este “Nadando de Volta para Casa“, meu primeiro contato com a autora Deborah Levy.
Enquanto aquele livro oferece conforto, nos faz pensar sobre a vida com a perspectiva serena, nos abraça e afaga em momentos de depressão, quase como se fosse uma autoajuda, este livro é uma verdadeira porrada.
A história transcorre em apenas uma semana – entre dois sábados –, quase todo o tempo em uma casa de veraneio na Riviera francesa.
Por lá, uma família aparentemente normal, tentando aproveitar as férias: o famoso poeta Joe Jacobs, sua mulher Isabel, correspondente de guerra, a filha adolescente Nina, e o casal de amigos Mitchell e Laura.
Até que aparece Kitty, uma jovem raquítica de 20 e poucos anos, com cabelos vermelhos, que gosta de ficar nua em todo canto. Ela estava nadando na piscina onde a família de turistas se hospedava – nua.
Acaba sendo convidada para ficar com eles, num gesto de caridade (ou com outro propósito?). E, a partir daí, seja por sua presença na casa ou não, o que temos é uma história de completa perturbação.
Um poema que precisa ser lido. Uma obsessão. O medo da vizinha que mora ao lado. O caseiro chapado. O mulherengo. O glutão que adora fazer armadilhas ou caçar com armas. A piscina de águas turvas. As pedras pesadas. O sorvete mais gostoso do mundo com estrelinhas. A mãe ausente. A direção perigosa em uma estrada de precipícios. Um personagem que quer chegar de volta em casa “são e salvo”.
O livro é pequeno, mas contém cenas marcantes, que voltarão à sua memória com uma jorrada de sentimentos assim que reler o parágrafo acima. Mais por causa de seus personagens do que pela história em si, que é, de certa forma, bastante simples.
Mas seus personagens são deprimidos, loucos, traumatizados, infelizes, tensos, preocupados, solitários, surtados – frágeis.
E o fim do livro é triste, triste. O oposto do conforto que eu tinha lido no livro anterior. A orelha da edição que eu li já alertava:
“Ao final do mergulho, coração pulsando, dificilmente ele [o leitor] se furtará à constatação de que Deborah Levy é uma autora que não oferece conforto”.
Mais do que isso, não posso contar, porque atrapalharia esse mergulho. Que você, leitor corajoso, encare essa jornada com seu coração pulsando. Mas prepare-se para toda a perturbação do meio do caminho.
“Nadando de Volta Para Casa”
Deborah Levy
ed. Rocco
159 páginas
R$ 41,04 na Amazon (preço consultado na data do post; sujeito a alterações)
Leia também:
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


