Sobre Halloween, Dia do Saci e as tradições que podem ser de todos

As crianças amaram o Dia das Bruxas, ou Halloween, nova tradição na família :)
As crianças amaram o Dia das Bruxas, ou Halloween, nova tradição na família :)

“Ah, Halloween é coisa de americano.” Sim, é mesmo. E é uma coisa MUITO LEGAL de americano! 👻🎃😁

Assim como o Papai Noel vestindo roupas quentíssimas de veludo. Uma criança brasileira geralmente nunca viu neve, muito menos no verão, nunca viu um trenó, nunca viu uma rena e, na verdade, não tem contato nem com as chaminés. Mas essa cultura natalina importada de fora encontrou um lugar especial no imaginário e no coração de todos nós.

E a Black Friday? É um evento que o varejo dos EUA criou como parte das comemorações do Dia de Ação de Graças, que pra eles é uma das festas mais importantes do ano, e a gente nem lembra que existe. Mas a Black Friday pegou por aqui, mesmo assim (tou precisando de uma impressora nova, aliás).

Eu sou a favor de incorporamos todas as festas e tradições legais de outros países. Meu sonho é termos um Dia de Los Muertos por aqui, para homenagearmos nossos queridos finados com festa e alegria, como os mexicanos, e não fazendo fila em cemitérios chuvosos, como fazemos no nosso 2 de novembro.

Toda oportunidade que tenho de ir a um festival de outro país, lá estou eu. Belo Horizonte, por sorte, tem muitos. Já fui em festival italiano, francês, sírio-libanês, em festas de Saint Patrick’s Day, tradição irlandesa. Se a globalização pode servir pra alguma coisa é pra nos aproximarmos das tradições maravilhosas espalhadas pelo mundão afora, e nos divertirmos com elas.

Dia do Saci? Tentaram inventar uma festa que não existe para ser o nosso Halloween, mas não pegou. Óbvio, porque o saci é um personagem do nosso folclore, mas Dia do Saci é só uma data inventada. Não se pode criar uma tradição com uma canetada (ou um projeto de lei).

Temos nosso incrível Carnaval, temos nossas maravilhosas festas juninas ou de São João, e tantas outras tradições locais preservadas e festejadas. Uma coisa não exclui a outra: celebremos nossa cultura e também a riqueza das culturas que chegam até nós pelos filmes, séries, livros e músicas!

Que bom que existem Família Addams, Wandinha, Stranger Things, Os Caça-Fantasmas, Os Fantasmas se Divertem, Pânico, Psycho Killer, Thriller, Conde Drácula, Frankenstein, Agatha Christie, O Médico e o Monstro, Edgar Allan Poe etc. O mundo seria bem mais sem graça sem eles 😀

Dito tudo isso, aqui na minha família já era tradição festejar o São João. A partir deste ano, também será celebrar o Dia das Bruxas. E adoramos, como podem ver nas fotos abaixo. Abraçamos o espírito da festa, tão divertida, pensando em cada detalhe da decoração, da trilha sonora e das brincadeiras ❤️

As crianças, é claro, amaram ainda mais 🥰 Só isso já justificaria, para mim, qualquer apropriação cultural – em nome da memória afetiva dos nossos pequenos.

Portanto, eu falo mesmo: um viva ao Halloween! 🙌🏾🧛‍♀️🧟🧙🏽

 

Estes posts também vão te interessar:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

Deixar um comentário