Carol Cospe Fogo (1983-2023): veja 50 charges deste talento de BH

Algumas das artes, em forma de charges, feitas por Carol Cospe Fogo nos últimos meses.
Algumas das artes, em forma de charges, feitas por Carol Cospe Fogo nos últimos meses.

Ficamos sabendo pelo também excelente chargista Renato Aroeira que a belo-horizontina Carol Cospe Fogo morreu, com apenas 40 anos, na manhã deste sábado, 8 de julho.

Renato Aroeira escreveu sobre a morte de Carol Cospe Fogo no dia 8 de julho, em seu Facebook.
Renato Aroeira escreveu sobre a morte de Carol Cospe Fogo no dia 8 de julho, em seu Facebook. Os diversos comentários no post mostram como o trabalho de Carol era admirado.

Primeira mulher a receber o Troféu Angelo Agostini como melhor cartunista do Brasil, em 2019, Carol Andrade também era designer, e trabalhou em agências de publicidade como diretora de arte e ilustradora.

Apesar de também ser de BH e de trabalhar com muitos designers na minha vida de jornalista, eu não conhecia Carol Cospe Fogo pessoalmente. Era apenas mais uma dentre os milhares de fãs do trabalho dela, que eu acompanhava pelo Instagram (onde ela tinha mais de 15 mil seguidores) e Twitter.

A cartunista Carol (Andrade) Cospe Fogo em sua foto no Linkedin.
A cartunista Carol (Andrade) Cospe Fogo em sua foto no Linkedin.

Recentemente, fui à excelente exposição sobre era Bolsonaro em charges, “Pra Não Esquecer!“, em que as obras da Carol foram destacadas ao lado de outros craques do cartum, como Duke, Laerte, Aroeira, Benett, André Dahmer, Gilmar, Jean Galvão, Nani, Nando Motta, Quinho e outros (veja uma delas abaixo).

Charge da Carol Cospe Fogo lembra a dificuldade que o governo Bolsonaro impôs à vacinação no Brasil em plena pandemia.
Charge da Carol Cospe Fogo lembra a dificuldade que o governo Bolsonaro impôs à vacinação no Brasil em plena pandemia.

Em seu LinkedIn, ela escreveu: “O desenvolvimento do meu trabalho e a construção do meu pensamento vem de um perfil de muita observação e curiosidade”.

Infelizmente, este jovem talento, que ainda tinha muuuuuito a contribuir com sua observação, curiosidade e criatividade, agora se foi.

50 charges de Carol Cospe Fogo

Deixo, a seguir, algumas charges da Carol Cospe Fogo, que encontrei eu seu Instagram e Twitter, para que possam ser sempre reencontradas e espalhadas por aí. Vocês vão ver que a maioria é bastante politizada e crítica às atrocidades do (des)governo Bolsonaro. Ou seja, artes NECESSÁRIAS.

Fica sendo minha pequena homenagem à minha conterrânea, tão fera nas charges capazes de “cuspir fogo” em quem merece.

Clique sobre qualquer imagem para ver todas em tamanho maior:

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

 


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo