‘Licorice Pizza’: uma história de amor meio atípica

Alana e Gary, os protagonistas do filme Licorice Pizza.
Alana e Gary, os protagonistas do filme Licorice Pizza.

Vale ver no Prime Video: LICORICE PIZZA
2021 | 2h13 de duração | nota 7

Este filme é um dos que eu tinha colocado na minha listinha de mais importantes do Oscar do ano passado, que eu gostaria de ter conseguido ver antes da cerimônia.

Não deu, mas vi agora. Poucos dias antes de sair a lista do Oscar deste ano.

O que posso dizer? Eu tinha enormes expectativas, e talvez elas tenham gerado uma frustração difusa que não sei bem explicar.

As expectativas eram por conta de Licorice Pizza ter sido indicado para as três categorias mais importantes em 2022: melhor filme do ano, melhor roteiro e melhor direção – tudo na conta do Paul Thomas Anderson (de Embriagado de Amor, Trama Fantasma e outros).

Anderson nos transporta direitinho para o início dos anos 70, com figurino, trilha sonora e ambientação perfeitos. Esta nostalgia de uma época que eu não vivi também costuma me agradar muito no cinema.

Os dois atores que estrearam logo de cara com papeis de protagonistas convenceram. Não foram excepcionais, mas estiveram bem. São a cantora Alana Haim, que tinha 28 anos quando o filme foi gravado, e Cooper Hoffman, que tinha 16 anos. Ele é filho do grande ator Philip Seymour Hoffman, morto em 2014.

Os dois interpretam uma jovem de 25 anos e um garoto de 15, respectivamente. O ponto de partida da história é bem interessante, inclusive: o que aconteceria se um adolescente com a cara cheia de espinhas chamasse uma mulher dez anos mais velha para sair?

Essa diferença de idade não importa muito quando um tem 50 e o outro, 40, por exemplo. Mas quando um dos dois é ainda adolescente fica gritante.

Alana e Gary, os protagonistas do filme Licorice Pizza.

Por isso, trata-se de uma história de amor meio atípica, que vai sendo costurada em meio a algumas outras situações inusitadas, como a cena da prisão e a do caminhão sem gasolina.

Ou seja, não temos problema de roteiro tampouco. Muita coisa acontece nestas duas horas e pouco, e ainda há referências ótimas de outros personagens reais do universo hollywoodiano, como o aparentemente babaca do Jon Peters, interpretado pelo sempre ótimo Bradley Cooper, e o ator que é encarnado por Sean Penn.

Então, puxa vida, por que será que terminei de ver o filme com um gosto meio insosso na boca, e decidi ficar apenas nesta louvável nota 7?

Por uma razão muito simples: apesar de o roteiro ser bom, o design de produção ser excelente, os atores estarem bem, a trilha ser massa, e tudo o mais, os personagens principais, esse casal que está diante da câmera em 99% do tempo, são MUITO MALAS!

Não consegui torcer nem por Alana nem por Gary, porque os dois são simplesmente chatos. Na verdade Gary até começa sendo um garoto simpático, diante de uma Alana que parece exasperada se perguntando o que está fazendo andando com pirralhos, mas, à medida que o filme vai passando, os dois vão ficando cada vez mais enjoados – aí incluindo, obviamente, seus diálogos.

Isso tira do filme aquela graça típica das histórias de amor, sejam de que tipo forem. Porque nelas a gente fica feliz ao ver o casal junto. Neste filme, isso me é indiferente.

Mas, claro, essa empatia com a história dos personagens é algo tão subjetivo que não duvido que muitos tenham AMADO Licorice Pizza. E mesmo eu, se tivesse visto em outro dia, poderia ter sentido uma afinidade maior com a história. Neste momento, só passou de ano.

Assista ao trailer de Licorice Pizza:

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo