No post mais recente aqui do blog, falei sobre as resoluções de ano novo e o que fazer para conseguirmos levar adiante os planos e metas que traçamos nos começos de ano.
Este post me lembrou de outro que escrevi para o blog da Prosperidade Conteúdos, publicado há poucos dias. Nele eu trouxe dicas da psicóloga e palestrante Thamiris Santoro Begoti de como lidar com a procrastinação.
Afinal, uma das coisas que mais acontecem é a pessoa traçar mil objetivos e não conseguir alcançar nenhum, por ficar sempre adiando o início dos projetos. Enrolando mesmo.
Mas por que isso acontece e como podemos evitar que aconteça?
Uma das estratégias que a psicóloga recomenda tem muito a ver com o que eu escrevi no meu outro post, sobre as metas.
Lá, eu tinha dito o seguinte:
- elas precisam ser factíveis. Não adianta traçar metas impossíveis, que você nunca vai conseguir cumprir, ou que logo vai abandonar, ou que simplesmente não dependem de você, mas de um fator totalmente externo;
- elas precisam de tempo. Mudança de hábitos requer um prazo, e esse prazo precisa ser alcançável dentro das suas possibilidades – mas também não faz sentido prever um tempo longo demais!
- elas precisam fazer sentido de verdade para você, agregar um valor a sua vida, e não apenas responder a um modismo, por exemplo.
A psicóloga também aborda esses três pontos (em negrito, abaixo), e mais alguns importantes, dentro da ideia do “SMART” – palavra que significa “inteligente” em inglês, mas também é um acróstico que forma (no original) estas 5 palavrinhas:
- específica
- mensurável
- atingível
- relevante
- tempo
Toda meta ou tarefa que formos iniciar deve levar esses três conceitos “smart” em conta. Ou, como escrevi lá no outro blog:
“O ideal é que nossas metas ou tarefas não sejam vagas ou amplas demais, sejam finitas, possam ser executadas efetivamente dentro das nossas capacidades, façam sentido para nós e, por fim, que um tempo (de início, de duração, de fim) esteja atrelado a elas.”

No workshop que eu resumi, a psicóloga também falou sobre os principais motivos para a procrastinação, o impacto das emoções nesse eterno adiamento e sugeriu várias outras práticas para lidar com isso. Para ver todas as dicas, leia o artigo completo: “CONHEÇA ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM A PROCRASTINAÇÃO“.
Que seu 2023 seja cheio de boas mudanças, novos hábitos e práticas sendo incorporados – e sem muita procrastinação! 😉
Você também pode se interessar:
- Resoluções de ano novo: o que fazer para cumpri-las
- 15 metas para o ano novo (e inspirações para alcançá-las)
- Como facilitar, descomplicar e melhorar a comunicação?
- 10 ideias para se desconectar da rotina de trabalho e das telas
- Como reduzir o uso do smartphone: 11 coisas que eu fiz e que funcionaram
- Como a meditação me ajudou a dormir melhor
- Você sofre com insônia? Veja dicas simples para dormir melhor
- Mais dicas e tutoriais
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


