Como a meditação me ajudou a dormir melhor

Mulher em pose de meditação.
Foto: JD Mason / Unsplash

Como os leitores mais antigos deste blog bem sabem, já sofri bastante com insônia, desde que eu era adolescente.

Depois que virei mãe, há sete anos, o problema da insônia foi substituído por um sono ultraleve. Acordo com qualquer barulhinho de nada.

Mas insônia meeeesmo eu tinha parado de ter. Até me ver naquela situação de exaustão que culminou no meu último pedido de demissão. As noites em claro voltaram com força no meio deste ano.

Ao começar no novo trabalho, fui apresentada ao aplicativo Betterfly, parceiro da empresa (um app muito bacana, por sinal, vale a pena conhecerem). E, lá dentro dele, entre os benefícios oferecidos, tem o app de meditação Zen.

Um belo dia, resolvi entrar nesse Zen e ver do que se tratava. Detalhe: eu nunca tinha feito meditação até então.

Lá dentro, vi que há meditações específicas para combate à ansiedade, ao estresse, para relaxar, cuidar da saúde, da autoestima, trazer mais foco, equilíbrio. E um montão só para ajudar nos momentos de insônia.

Tentei fazer meditação durante o dia, para relaxar e tal, mas não engatei. Não consegui desligar a cabeça dos zilhões de pensamentos, que é o principal objetivo da meditação.

Mas à noite funcionou muito!

Foto mostra silhueta de pés deitados na cama, de alguém dormindo.
Foto: Arzu Cengiz / Unsplash

Já fiz meditação para insônia inúmeras vezes de agosto pra cá, tanto em dias em que eu estava totalmente acesa, custando a pegar no sono, quanto em dias em que já estava relaxada, só queria um empurrãozinho a mais.

E, com raras exceções, sempre acabei caindo no sono antes mesmo de a meditação terminar.

A gente pode estar com a cabeça fervendo, mas tem uma pessoa de voz suave falando bem baixinho ali do lado, com tom monótono e cadenciado, lembrando a gente de respirar mais lenta, ritmada e profundamente… Não tem como dar errado! 😀

Essas sessões de meditação me ajudaram muito neste ano estressante, de processos eleitorais enlouquecidos, muuuuito jogo sujo nas mentiras distribuídas pelas redes sociais e zapzap, além de brigas na família e em todo o canto.

Por isso, recomendo a todos que adotem a prática. Existem vários outros aplicativos de meditação bons e também gratuitos. Basta testar e ver se algum deles funciona para curar a sua insônia e te deixar mais relaxad@! 🙂

Céu estrelado à noite
Foto: Greg Rakozy / Unsplash

A propósito, eu cheguei a citar en passant a meditação no meu post com 12 dicas para dormir melhor. Vale adotar todas elas como hábito, viu? Todas funcionaram para mim nos últimos anos, em maior ou menor grau.

No mais, boa noite e só sonhem sonhos maravilhosos! ❤

 


Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

2 comentários

Deixar um comentário