Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum: para matar as saudades

Exposição do Castelo Rá-tim-bum
Exposição do Castelo Rá-tim-bum

Posso dizer que zerei como mãe, viu? Motivo: meu Luiz, nascido em 2015, é fã de Castelo Rá-Tim-Bum, série que foi ao ar na TV Cultura entre 1994 e 1997.

Apresentei a ele há alguns meses, quando encontramos no YouTube um canal que tinha todos os 90 episódios da série.

Ele já gostou na época, mas foi depois de ver a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, aqui em BH, que ficou fã de verdade.

Assiste todos os dias, conhece todos os personagens, adora as histórias da Morgana, e toda a arte e cultura que está em cada cantinho daquele castelo fascinante.

Eu acho incrível, porque esta é a melhor série voltada para crianças já feita pela TV brasileira, na minha humilde opinião. Educativa, criativa, imaginativa, divertida – e atemporal, porque muito pouca coisa já ficou obsoleta, quase tudo segue interessando à criançada, tantos anos depois.

Como é a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum?

Sobre a exposição, ela é nostalgia pura para os adultos de 30 e poucos que assistiam ao Castelo na infância. Acho que a gente gosta mais até do que os pequenos, viu?

O que achei mais legal é que, mais que uma exposição, aquilo ali é um verdadeiro museu. A gente vê o figurino original da crianças, da Caipora, o chapéu original da Morgana, o gato, o rato, o Godofredo, o livro de magias: tudo original, do acervo da Fundação Padre Anchieta.

Somos transportados para dentro do castelo, com o porteiro, o relógio, a biblioteca, o quarto do Nino, a árvore da Celeste falante, os ovos dos passarinhos músicos, os encanamentos do Mau (que são um escorregador), o caldeirão da Morgana, a banheira do ratinho.

Também tem várias telas com cenas de alguns episódios, para relembrar, por exemplo, as artes sendo feitas ao vivo, os passarinhos tocando instrumentos musicais etc.

Enfim, é muito legal! Claro que é bem compacto, perto de tudo o que é o universo do Castelo Rá-Tim-Bum. Não tem, por exemplo, a Penélope, nem o telekid, nem os cientistas Tíbio e Perônio. Mas já dá pra matar um bocado das saudades, e acho que ficamos uma hora lá dentro.

Coloco abaixo algumas fotos para vocês terem um gostinho (clique sobre qualquer uma para ver todas em tamanho maior):

Aqui em BH, a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum fica até o dia 2 de novembro (boa pedida pro Dia das Crianças, hein?). É a primeira vez que ela vem a Minas. Já passou por São Paulo várias vezes e super recomendo que visitem se passar pela sua cidade.

Informações sobre a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum:

  • Data: até 2 de novembro
  • Local: Praça de Eventos do Boulevard Shopping – Piso 1 (Avenida dos Andradas, 3.000 – Santa Efigênia)
  • Preço: de R$ 12,50 a R$ 48, dependendo do dia da semana e das condições. Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam. Crianças de até 12 anos devem ter acompanhante.
  • Ingressos: podem ser comprados lá na hora ou pela internet.
  • Horário: de segunda a sábado, das 12h às 21h30 (início da última sessão às 21h) e aos domingos e feriados, das 12h às 19h30h (início da última sessão às 19h).
  • Mais informações no site oficial do evento.

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo