Como as risadas curam, e outras pérolas de Wellington Abranches

Fotos de 25 pessoas sorrindo, gargalhando ou dando risadas. Clima bom, alto-astral, feliz, alegre!
Todas estas lindas fotos de pessoas dando risadas foram tiradas do arquivo do Unsplash.

Texto escrito por José de Souza Castro:

Conheço bem um escritor mineiro chamado Wellington Abranches de Oliveira Barros, com quem me deparei pela primeira vez em 1975, ao chegar à Secretaria da Agricultura de Minas, onde ele era o chefe de Gabinete e eu, o recém contratado assessor de imprensa. Ficamos amigos. Era muito fácil ser amigo dele, na verdade.

Lembrava a tia Angélica, irmã de meu pai, no jeito de conversar rindo.

Livro 'Alegrias da Minha Vida', de Wellington Abranches de Oliveira Barros
Capa do livro ‘Alegrias da Minha Vida’, de Wellington Abranches de Oliveira Barros

Há alguns dias recebi em casa, cortesia do autor, seu vigésimo segundo livro: “Alegrias da Minha Vida”. É um livro de contos e também um livro autobiográfico, pois os 30 contos se ancoram nos muitos episódios vividos por Wellington ao longo de uma vida cheia de tragédias e alegrias, aprendizados e ensinamentos.

A alegria de Wellington nos contagia num momento especialmente propício. Ele ensina, por exemplo, que, em torno de uma mesa familiar com “comes e bebes”, o melhor é contar piadas, casos engraçados, e deixar de lado as questões de ideologia, de política, de religião e de futebol.

“Estas, uma hora ou outra, acabam trazendo algum tipo de estremecimento familiar, o que não é bom”.

Assim falou Wellington, e eu assino embaixo.

Segundo ele, há comprovação científica de que rir ajuda em muitas curas. Ao gargalhar, “o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdômen, promove maior oxigenação do cérebro, estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e promove o prazer). A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo”.

Fotos de 25 pessoas sorrindo, gargalhando ou dando risadas. Clima bom, alto-astral, feliz, alegre!

E por aí vai.

Quem quiser saber mais desse autor pode ler, neste blog, artigos que escrevi sobre ele.

Ou comprar o livro. Vinte outros livros de Wellington (li todos) podem ser encontrados na internet.

 

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

 

Responda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por José de Souza Castro

Jornalista mineiro, desde 1972, com passagem – como repórter, redator, editor, chefe de reportagem ou chefe de redação – pelo Jornal do Brasil (16 anos), Estado de Minas (1), O Globo (2), Rádio Alvorada (8) e Hoje em Dia (1). É autor de vários livros e coautor do Blog da Kikacastro, ao lado da filha.

Deixar um comentário