20 vídeos da violência da PM durante os protestos pelo Brasil

A hora exata em que um PM agride com um porrete uma mulher em BH, após disparar bombas contra a multidão.
A hora exata em que um PM agride com um porrete uma mulher em BH, após disparar bombas contra a multidão.

Os vídeos abaixo mostram momentos gravados de violência da Polícia Militar. Mostram que ela é despreparada para lidar com manifestações populares e que alguns de seus policiais agiram de forma desproporcional, sob o comando dos governantes.

Em Belo Horizonte:

No Rio de Janeiro:

Em Brasília:

Em São Paulo:

O respeito como exceção:

***

Durma-se com um barulho desses. E os protestos desta terça devem ter gerado mais imagens estarrecedoras como esta. Por isso, nunca é demais lembrar: por mais que a gente condene vandalismo, uma coisa é atingir vitrines, vidraças, postes e outros seres inanimados, que não machucam, não morrem. Outra, muito diferente, é revidar atingindo — para ferir e até cegar ou matar — pessoas, seres humanos. A equação fica ainda mais grave quando a primeira coisa é consequência, e não causa, da segunda — como foi frequente, segundo os vídeos e relatos.

RELEMBRANDO: A repórter da "Folha", Giuliana Vallone, atingida com uma bala de borracha no olho, no dia 13.6.2013. No mesmo dia, o repórter-fotográfico da Futura Press, Sérgio Silva, também foi atingido no olho. Ele corre risco de ficar cego.
RELEMBRANDO: A repórter da “Folha”, Giuliana Vallone, atingida com uma bala de borracha no olho, no dia 13.6.2013. No mesmo dia, o repórter-fotográfico da Futura Press, Sérgio Silva, também foi atingido no olho. Ele corre risco de ficar cego.

Tem mais vídeos mostram atos violentos de PMs? Me mandem e eu acrescento ao post!

Leia também:


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo