The Economist diz que Brasil dá lição de democracia aos Estados Unidos

Capa da revista britânica The Economist desta semana, em que diz que o Brasil está ensinando aos Estados Unidos lições de democracia.
Capa da revista britânica The Economist desta semana, em que diz que o Brasil está ensinando aos Estados Unidos lições de democracia.

A última quinta-feira, dia 28 de agosto, foi marcante. Começou com a notícia da maior operação contra riquíssimos operadores da Avenida Faria Lima, centro do mercado financeiro brasileiro em São Paulo, envolvidos com o Primeiro Comando da Capital (PCC). E continuou com a capa da revista britânica “The Economist” com a chamada “What Brazil can teach America“. Isso mesmo, o que o Brasil pode ensinar à América.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

A lição vem do julgamento de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal, a desafiar o presidente dos Estados Unidos que ameaça retaliar o ministro Alexandre de Moraes, entre outros, e o próprio Brasil, com tarifas abusivas, caso o ex-presidente seja condenado pela tentativa de golpe de estado, no dia 8 de janeiro de 2023.

A capa dessa bíblia do capitalismo mundial é ilustrada com a figura de Bolsonaro com a cara pintada de verde e amarelo e ornada com chifres. Aqueles do chapéu do “viking do Capitólio“, um folclórico invasor que, no dia 6 de janeiro de 2021, ocupou com milhares de outros o Congresso dos Estados Unidos. Um protesto violento contra a derrota de Donald Trump na sua tentativa de reeleição.

Jake Angeli, ativista de extrema-direita que esteve no assalto ao Capitólio dos Estados Unidos em 2021. Foto: Reuters
Jake Angeli, ativista de extrema-direita que esteve no assalto ao Capitólio dos Estados Unidos em 2021. Foto: Reuters

Bolsonaro podia ter aprendido a lição e não tentar impedir, usando seguidores fanáticos enquanto se refugiava nos Estados Unidos, que o presidente Lula governasse o Brasil. Uma história bem conhecida por todos nós, mas que pode esclarecer milhares de leitores, mundo afora, de “The Economist”.

Julia Braun, da BBC Brasil em Londres, escreveu que Bolsonaro e seu julgamento são o foco da revista, que discute as diferenças entre a forma como os Estados Unidos lidaram com as ameaças contra a sua democracia, após os ataques ao Capitólio em 2021, e a conduta adotada pelo Brasil nos últimos meses.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Em editorial, “The Economist” afirma:

“Os Estados Unidos estão se tornando mais corruptos, protecionistas e autoritários – com Donald Trump, esta semana, mexendo com o Federal Reserve (Fed), ameaçando cidades controladas pelos democratas. Em contraste, mesmo com o governo Trump punindo o Brasil por processar Bolsonaro, o próprio país está determinado a salvaguardar e fortalecer sua democracia”.

Afirma ainda a revista britânica que o plano contra a democracia brasileira pelo qual Bolsonaro é acusado “fracassou por incompetência, e não por intenção”. Em tom pejorativo, “The Economist” chama Bolsonaro de o “Trump dos trópicos“. E prevê que, ao contrário de Trump, que escapou da prisão ao ser eleito de novo presidente, a mesma sorte não terá Bolsonaro, o inelegível.

Charge de Leandro Assis e Triscila Oliveira na 'Folha de S.Paulo' de 28/6/2023 sobre inelegibilidade de Bolsonaro.
Charge de Leandro Assis e Triscila Oliveira na ‘Folha de S.Paulo’ de 28/6/2023.

“The Economist”, num tom otimista, acredita que “a maioria dos políticos brasileiros, tanto de esquerda quanto de direita, quer deixar para trás a loucura de Bolsonaro e sua polarização radical”. Tomara!

Recomendo a leitura completa da reportagem da BBC News Brasil. A “Folha de S.Paulo” também reproduziu a reportagem original da revista “The Economist”, traduzida para o português.

Ah, e sobre a grande operação referida no começo deste texto contra riquíssimos operadores da Av. Faria Lima em conluio com o PCC, acho desnecessário relatar aqui. Certamente, os jornais estão se ocupando dela. Espero, com a mesma competência de “The Economist”.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de José de Souza Castro

Por José de Souza Castro

Jornalista mineiro, desde 1972, com passagem – como repórter, redator, editor, chefe de reportagem ou chefe de redação – pelo Jornal do Brasil (16 anos), Estado de Minas (1), O Globo (2), Rádio Alvorada (8) e Hoje em Dia (1). É autor de vários livros e coautor do Blog da Kikacastro, ao lado da filha.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo