Vale a pena assistir: Lições de Liberdade (The Penguin Lessons)
2024 | 1h51 de duração | Classificação: 12 anos | nota 9
Este é mais um filme a narrar o genocídio praticado pelo Estado Argentino durante a ditadura militar sangrenta que foi instaurada naquele país a partir de 1976, que deixou mais de 30 mil “desaparecidos”. Mas o filme faz isso de uma maneira bem mais sutil (diferente, por exemplo, do também ótimo Argentina, 1985).
Aqui, temos um professor de inglês, Tom Michell, que aceita um cargo no tradicional colégio bilíngue St George’s, na Argentina, bem quando o golpe militar estava para acontecer.
Quando ele chega lá, é apenas um britânico cínico e amargurado, que não parecia disposto a se envolver ou fazer amizade com ninguém, e sobre quem não sabíamos nada.
Até que ele salva um pinguim. E esse pinguim também salva ele. E, de certa forma, salva outras pessoas.
Enfim, não quero dar spoiler, mas é um filme realmente adorável, baseado na experiência real que o Tom Michell real relatou em um livro autobiográfico.
Que emociona, faz pensar e ainda ajuda a resgatar a brutalidade dos regimes tirânicos que estão querendo trazer de volta ao continente americano.
Com dois atores maravilhosos – Steve Coogan (Philomena) e Jonathan Pryce (Dois Papas) – e outros que eu não conhecia, tão bons quanto.
E ainda naquele cenário escolar que sempre me agrada em filmes, como em Sociedade dos Poetas Mortos e Os Rejeitados.
Só o nome que deram para o filme no Brasil que achei muito clichê e piegas. Prefiro o original, “As Lições do Pinguim“. Muito melhor, em todos os sentidos. Que tenhamos sempre a capacidade de conseguir aprender boas lições ao longo da vida – mesmo que o mestre da vez seja um pinguim.
***
Assista ao trailer legendado de The Penguin Lessons:
Você também vai gostar destes posts:
- Dicas de bons filmes escondidos em serviços de streaming
- 15 filmes sobre mulheres fortes ou inspiradoras
- Os 17 filmes mais importantes do Oscar 2025: resenhas e trailers
- Consciência Negra: os melhores filmes sobre racismo e resistência
- Os 20 melhores filmes de AMOR que vi nos últimos anos
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



