Gostei deste formato de dica rápida de livro, filme e série, mais curtinha. Vocês gostaram? Me toma menos tempo e ainda consigo registrar aqui no blog algumas obras legais que andei conhecendo. Anotem aí as dicas desta semana! 😉
Dica de série: Assassinato na Casa Branca
Vale a pena assistir na Netflix:
Assassinato na Casa Branca (The Residence)
minissérie de 8 episódios, com mínimo de 50 min. cada
2025 | 14 anos | nota 9
Para quem gosta de séries de mistério, esta é um prato cheio. Tanto pelo mistério em torno do assassinato que é investigado nessa minissérie, quanto pelo cenário em que ele ocorre: em plena Casa Branca, que tem todo um aparato de funcionários de todos os tipos (inclusive de segurança, mas também cerimonial, limpeza, manutenção, floricultura, cozinha etc etc) – todos potenciais suspeitos.
A série tem um tom de suspense mesclado a comédia, um ritmo ágil, uma brincadeira constante com nossa memória, retomando cenas já mostradas, e uma pitadinha de política. Os personagens são bons e a cada hora surgem novidades que complicam a solução para o crime, que acaba sendo bem resolvida no final, sem pontas soltas.
A detetive encarregada das investigações, Cordelia Cupp (Uzo Aduba), tem todas as esquisitices e a genialidade próprias dos grandes detetives da ficção, como Hercule Poirot, Sherlock Holmes e Hanne Wilhelmsen. Nas horas vagas, é uma observadora de pássaros contumaz.
A minissérie tem apenas oito episódios, mas, ao contrário de “As Quatro Estações do Ano“, por exemplo, não achei fácil de maratonar. Tive que pausar e retomar algumas vezes. Em parte porque o ritmo da série é mais cansativo, com todos os aqueles nomes e mistérios intricados, em parte porque os episódios são mais longos, com cerca de 50 minutos cada – e o último é praticamente um filme, com uma hora e meia de duração.
Assista ao trailer da série Assassinato na Casa Branca:
Dica de livro: Convite para um Homicídio
Convite para um Homicídio, Agatha Christie
Ed. Harper Collins, 269 páginas
R$ 35,78 com capa dura na Amazon (preço consultado na data do post; sujeito a alterações)
Trata-se de um dos melhores livros da Agatha Christie que já li – e olha que, a esta altura, já li 49 livros da Rainha do Crime.
Este entrou na minha lista dos favoritos, ao lado de “E não sobrou nenhum” (antes chamado de O Caso dos Dez Negrinhos), “O Assassinato de Roger Ackroyd” e “O Cavalo Amarelo”.
Tudo começa quando os moradores de uma cidadezinha inglesa veem um anúncio no jornal local dizendo que um assassinato ia acontecer em uma determinada casa, naquele dia, às 18h30.
Vários curiosos aparecem por lá, querendo entender do que se trata aquela brincadeira e… bem, um assassinato ocorre!
É uma das histórias com a adorável Miss Marple colocando os detetives no chinelo 😉
Dica de filme: Karatê Kids: Lendas
Vale a pena assistir: Karatê Kid: Lendas (Karate Kids: Legends)
2025 | 1h34 de duração | Classificação: 12 anos | nota 8
Este filme une dois personagens anteriores da franquia: Daniel LaRusso (Ralph Macchio), do filme original dos anos 80, hoje um sensei respeitado, que passa adiante o legado do Sr. Miyagi, e o sr. Han (Jackie Chan), que havia aparecido na versão de 2010.
Eles se unem, com suas técnicas de kung fu e karatê, para treinar o jovem Li Fong (Ben Wang), que precisa participar de uma competição de luta em Nova York.
Não esperem surpresas: assim como em todos os filmes da franquia, teremos um script bem definido aqui, com direito a muito treino, a evolução do garoto, e uma luta que começa com ele perdendo, depois mostra ele dando a volta por cima, levando alguma rasteira e, por fim, dando o golpe fatal.
E não estou dando nenhum spoiler realmente: esta é a lógica do filme. TODOS, sem exceção, foram assim. Isso não desmerece nem estraga a saga dos bravos karatê kids – pelo contrário, o êxtase com que a sala de cinema lotada aplaudiu no fim mostra como essa história ainda não se desgastou, e segue com uma legião de fãs que se renovam há quatro décadas.
Assista ao trailer do filme Karatê Kids: Lendas
Leia também:
- Mais resenhas de séries maravilhosas na TV ou no streaming
- Mais resenhas e trailers de filmes excelentes que eu vi
- Mais resenhas de livros incríveis
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







