Um Completo Desconhecido: leia minha resenha e veja o trailer do filme

Cena do filme Um Completo Desconhecido
Cena do filme Um Completo Desconhecido

Em cartaz nos cinemas: Um Completo Desconhecido (A Complete Unknown)
2024 | 2h21 de duração | Classificação: 14 anos | nota 9

Eu já sabia que eu ia adorar esta cinebiografia. Quem me conhece sabe que tenho uma queda especial por todos os filmes que retratam meus heróis da música.

Não à toa, dei notas altas (de 8 a 10) para os filmes que contaram a história de Ray Charles, Freddie Mercury, Elvis Presley, dos monstros que passaram pela Chess Records, de Led Zeppelin (em uma versão ficcional), Johnny Cash e Amy Winehouse.

No caso de “Um Completo Desconhecido“, diferentemente da maioria dos outros, temos um recorte bem pequeno da vida de Bob Dylan. O filme retrata apenas sua chegada a Nova York, em 1961, até sua famosa apresentação em Newport, em 1965, quando ele resolve ligar uma guitarra elétrica diante de uma multidão de fãs de folk.

São apenas quatro anos, mas é neste curtíssimo espaço de tempo que o Bob Dylan de 19 anos, um completo desconhecido, se torna um pop star, numa ascensão meteórica.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

O filme é um deleite para todos que gostam das músicas de Dylan. A trilha sonora, divulgada em 20 de dezembro de 2024, contém 23 músicas – em sua maioria interpretadas pelo próprio ator Timothée Chalamet.

Todos os clássicos estão lá: Like a Rolling Stone (que dá nome ao filme que antes se chamaria “Going Eletric”), The Times They Are A-Changin’, Blowin’ in the Wind, Don’t Think Twice, It’s Alright, Mr. Tambourine Man etc.

Chalamet é um mérito à parte. Além de tocar e cantar bem demais da conta, ele conseguiu captar os trejeitos, o timbre da voz, o olhar – tudo de Bob Dylan. Até mesmo as piores partes de sua personalidade.

O próprio músico declarou, em dezembro, que “Timmy é um ator brilhante” (acho que ele nem precisa mais do Oscar, depois de uma declaração dessas, né?).

Post de Bob Dylan sobre Timothée Chalamet.
Post de Bob Dylan sobre Timothée Chalamet.

Não bastasse essa “bênção” pública, segundo um dos produtores do filme, Dylan leu o roteiro todinho, fez observações para o diretor e roteirista James Mangold, e, no fim, assinou o roteiro e disse “vá com Deus”. Então me mata ver uns entendidos e fanáticos por Bob Dylan desmerecendo o filme, dizendo que não é fiel à realidade etc. Me poupem.

A verdade é que essas mais de duas horas do longa passam rápido, com as boas músicas, a história bem costurada sobre esse astro em seus anos iniciais, as histórias de amor que ele viveu com Suze Rotolo (no filme chamada de Sylvie) e Joan Baez (que segue vivinha da silva e também foi consultada pela atriz Monica Barbaro para o papel), a forma como ele compunha suas letras maravilhosas, que até lhe renderam um Nobel de Literatura – enfim, é mais um filmaço desta temporada do Oscar.

Pessoas como eu, que fazem “apostas” dos vencedores, bolões públicos, estão enrascadas: eu quero muito votar em Colman Domingo para melhor ator, mas Chalamet já está com uma mão na estatueta, depois de vencer o prêmio do Sindicato dos Atores. Sem falar que Adrien Brody e Ralph Fiennes também estão demais. Qualquer um dos quatro, se ganhar, estará ótimo e merecido.

Digo a vocês, meus amigos: já tem mil “termômetros” na imprensa, já apareceu picaretas fazendo previsões matemáticas e o escambau, mas a verdade é que este Oscar de 2025 talvez seja o mais imprevisível de todos, no fim das contas.

***

Um Completo Desconhecido foi indicado a 8 Oscars em 2025:

  1. Melhor som
  2. Melhor direção
  3. Melhor ator principal
  4. Melhor atriz coadjuvante
  5. Melhor ator coadjuvante
  6. Melhor roteiro adaptado
  7. Melhor figurino
  8. Melhor filme do ano

Assista ao trailer de Um Completo Desconhecido:

 

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo