Uma história de amor nos palcos

Não deixe de assistir: JOHNNY & JUNE (Walk the Line)
Nota 9

johnnyejune

Este filme não é uma biografia de Johnny Cash, o ídolo do country. É muito mais sobre a história de amor, que começa lá pelos 30 minutos, que ele tem com June Carter, que culmina em um casamento de 35 anos. Por isso, pela primeira vez o nome que escolheram para a versão do filme lançada no Brasil foi bastante apropriado. É Johnny & June, assim, como numa firma, numa sociedade.

Se no começo do filme ela era mais famosa que ele e até sua ídola, aos poucos eles vão se tornando sócios, parceiros em tudo, companheiros de uma vida. E a construção desse roteiro foi feita de maneira formidável pela dupla de atores que interpreta o casal: Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon se tornam cúmplices, e a química entre eles é notável, assim como entre os personagens que interpretam.

Os dois tiveram que se aguentar desde seis meses antes de as filmagens começarem, quando iniciaram aulas de canto. Todas as dezenas de músicas que aparecem ao longo do filme são realmente cantadas pelos dois atores. E mais: eles aprenderam a tocar os instrumentos que Johnny e June tocavam, inclusive a esquisita auto-harpa que June toca.

Por encarnarem tão bem os papéis dos músicos, os dois atores foram muito premiados e reconhecidos por este trabalho. Reese levou o Oscar naquele ano, além de outros prêmios importantes do cinema, como o Globo de Ouro e o Bafta. Joaquin foi indicado para o Oscar (perdeu para Philip Seymour Hoffman, em “Capote“) e levou o Globo de Ouro e outro punhado de prêmios.

Arrisco dizer que são os papéis de suas vidas.

Nós, os espectadores, ganhamos muito com esse mergulho que eles dão na vida de dois personagens tão memoráveis da música norte-americana. É, ao lado de “Ray“, “Jersey Boys“, “Cadillac Records” e alguns outros, um registro importante sobre um pedacinho da história da música. Para quem gosta de música e de cinema: imperdível.

Johnny Cash and June Carter Cash na vida real, em 1969, um ano depois de finalmente se casarem. Foto: Joel Baldwin (domínio público)

Johnny Cash and June Carter Cash na vida real, em 1969, um ano depois de finalmente se casarem. Foto: Joel Baldwin (domínio público)

Leia também:

faceblogttblog

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s