Nosferatu: leia minha resenha e veja o trailer do filme

Cena do filme Nosferatu, estrelada por Lily-Rose Depp, filha de Johnny Depp.
Cena do filme Nosferatu, estrelada por Lily-Rose Depp, filha de Johnny Depp.

Em cartaz nos cinemas: Nosferatu
2024 | 2h12 de duração | Classificação: 16 anos | nota 5

Minha primeira reação ao ver este filme foi pensar: “O Oscar me faz ver cada coisa…!” Não, eu jamais iria ao cinema para assistir a “Nosferatu” se ele não tivesse sido indicado a quatro estatuetas, e eu não fizesse a cobertura dessa premiação para este blog há tantos anos.

Então lá fui eu assistir a um clássico filme de terror, remake de um homônimo lançado mais de um século antes, mas provavelmente o milésimo filme inspirado na história de Drácula, de Bram Stoker.

Vejam bem, eu até gosto de filmes de terror. “A Substância“, que também foi indicado a uma penca de Oscars neste ano, é um tipo de terror excelente. “Corra!“, que ganhou uma estatueta há uns anos, também. E vários outros. Mas são tipos de filmes bem diferentes de “Nosferatu”.

Aqui, temos aquele vilão-monstro, com vozeirão cavernoso, fala arrastada, dedos ossudos e compridos, o corpo todo imenso e asqueroso. A donzela é pálida como papel, vive com a mesma expressão afetada. Outros personagens também são caricatos na mesma medida, como o marido, os doutores e o sujeito com cara de rato (não por acaso), que iniciou toda a história.

Também não faltam aquelas cenas de susto clássicas, com muito sangue jorrando por todos os poros, aparições inesperadas e o contraste da luz gerando tensão. Aliás, a luz é toda muito bem usada para as cenas em preto e branco e noturnas.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Se você for um fã de filmes de terror (e esse clube é IMENSO!), provavelmente amou este filme. Há que se reconhecer o cuidado que o diretor e roteirista Robert Eggers teve ao manter o folclore romeno em sua história, o capricho da maquiagem e das próteses, que levavam de quatro a seis horas para serem aplicadas no conde, o esforço de Bill Skarsgård para ficar à altura de um dos monstros mais assustadores das lendas do cinema e da literatura, e assim por diante.

Não foi à toa a indicação nas categorias de melhor fotografia, design de produção, maquiagem e figurino. O filme realmente capricha em todas essas questões técnicas, e nos transporta para uma Alemanha imunda do início do século 19, com suas infestações de ratos, pestes, epidemias e superstições.

Mas o que me dá preguiça é todo o resto. A história em si, já tão repisada, as atuações melodramáticas, enfim, um tipo de terror que não me move nem comove mais. Peço desculpas ao clube.

Nosferatu foi indicado a 4 Oscars em 2025:

  1. Melhor design de produção
  2. Melhor figurino
  3. Melhor maquiagem
  4. Melhor fotografia

Assista ao trailer de Nosferatu:

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo