Em cartaz nos cinemas: Emilia Pérez
2024 | 2h12 de duração | Classificação: 16 anos | nota 5
Emilia Pérez concorre a 13 Oscars neste ano, nas categorias de melhor filme estrangeiro, cabelo e maquiagem, trilha sonora, som, canção original (com duas), direção, atriz principal (Karla Sofía Gascón), atriz coadjuvante (Zoe Saldaña), roteiro adaptado, fotografia, edição e na categoria principal, de melhor filme do ano.
Apesar de tudo isso, de ter sido o filme com mais indicações em 2025, lá pela metade eu já estava olhando para meu relógio me perguntando se não ia acabar nunca.
Na verdade, a história que se passa na primeira metade do filme não é ruim. O chefão do tráfico que resolve “se aposentar” – sumir do mapa – para realizar o sonho íntimo de se tornar mulher. A forma como ele/ela faz esse arranjo, as pessoas que deixa pra trás e a ótima interpretação de Zoe Saldaña como sua advogada tornam a história envolvente e ágil, mesmo com todas aquelas músicas ruins.
Já a segunda metade é sofrível. Nela, Manitas já se tornou Emilia há tempos e resolve expiar seus pecados. As músicas seguem ruins – à exceção de Zoe, ninguém parece saber cantar neste musical; Karla Sofía praticamente não tem voz. A história toda se arrasta até um final que, por sua vez, foi uma boa solução.
Claro, podemos todos dizer que fui contaminada pela antipatia generalizada que todos estão sentindo deste filme, mais especificamente de sua polêmica protagonista. Não nego: fui mesmo. Já não sou muito fã de musicais, mas tentei entrar no cinema com a cabeça aberta, lembrando do quanto gostei, por exemplo, de “La La Land“. Mas, à medida que o filme foi passando/se arrastando, acho que foi crescendo minha antipatia.
Saí da sala convicta de que, pelo menos até agora, este foi o pior filme do Oscar de 2025. (Ah, e de que Zoe Saldaña deveria ter entrado na categoria de atriz principal, e não coadjuvante.)
Emilia Pérez foi indicado a 13 Oscars em 2025:
E venceu estes 2 em destaque:
- Melhor filme estrangeiro,
- Melhor cabelo e maquiagem,
- Melhor trilha sonora,
- Melhor som,
- Melhor canção original (El Mal),
- Melhor canção original (Mi Camino),
- Melhor direção,
- Melhor atriz principal,
- Melhor atriz coadjuvante,
- Melhor roteiro adaptado,
- Melhor fotografia,
- Melhor edição e
- Melhor filme do ano.
Assista ao trailer de Emilia Pérez:
Você também vai gostar destes posts:
- Leia outras resenhas de filmes indicados ao Oscar em 2025
- Dicas de bons filmes escondidos em serviços de streaming
- 15 filmes sobre mulheres fortes ou inspiradoras
- Os 19 filmes mais importantes do Oscar 2024: resenhas e trailers
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



