- Texto escrito por Cristina Moreno de Castro
- Post atualizado em 17.9.2025
Faz tempo que não indico algum lugar para ir nesta seção de Bares e Restaurantes do blog. Até porque tem sido difícil ($$$$$) frequentar esses lugares, né, gente? Mas vi que o Dia da Gula é celebrado em 26 de janeiro e isso me inspirou a falar sobre a melhor confeitaria de Belo Horizonte. Para o caso de alguém querer comemorar esta data se afundando nos doces 😉
Conheci a Lídice Peres Pâtisserie logo que ela abriu, há uns nove anos. Ela nasceu ali na rua Grão Mogol, no bairro Carmo, em 2015 – mesmo ano do meu filho Luiz. E foi quando ele era apenas um bebê que descobrimos aquela portinha simpática e nos deliciamos com seu crème brûlée.
Mas depois passamos anos sem voltar lá. Na verdade, achávamos que a confeitaria tinha fechado as portas durante a pandemia, como tantos outros estabelecimentos gastronômicos da cidade. Mas, no fim de 2024, descobrimos que ela não só estava aberta como estava firme e forte, bombando nas redes sociais, sendo recomendada pelas editorias especializadas dos veículos etc.
No fim de novembro, eu me dei umas férias forçadas, que se prolongaram até o começo deste mês de janeiro. E aproveitei o período para me esbaldar na Lídice Peres Pâtisserie, me deliciar com as maravilhas que elas fazem por lá, e adoçar um pouco a minha vida, que andava meio amarga.
Decidi que conheceria todos os doces dali. T-O-D-O-S. Bom, ainda não consegui a proeza, até porque eles não são baratos, mas deu para conhecer os nove (já aumentou para 14 até a última atualização do post) principais. Na minha ordem de preferência:
- Paris-Brest de pistache
- Crème brûlée
- Entremet Dome
- La Religieuse
- Cheesecake de paçoca com caramelo salgado
- Entremet de pistache
- Mil Folhas
- Entremet de Ferrero Rocher
- Ópera
- Entremet de chocolate suíço
- Macarons
- Pavlova (gostoso, mas achei um pouco doce demais)
- Entremet de limão (gostoso, mas achei um pouco doce demais)
- Entremet de morango (gostoso, mas achei um pouco doce demais)
Fiz as fotos de todos (na verdade, teve uma que não consegui encontrar, então peguei a de divulgação mesmo), para vocês já começarem a saboreá-los com os olhos:
Paris-Brest de pistache
Este doce é maravilhoso. A descrição no Instagram da confeitaria não mente: “A massa choux é preparada à mão com técnica e cuidado, para alcançar a textura perfeita: leve, macia por dentro e delicadamente crocante por fora. Recheada com uma camada generosa de creme de pistache, com um sabor que só o nosso creme da casa pode oferecer.”

Crème brûlée
Amo esta sobremesa! Ela é feita à base de ovos, servida geladinha, e tem aquela crosta de açúcar durinha por cima… Nham!

Entremet Dome
Não achei minha foto do Dome, então peguei uma emprestada da rede social da Lídice Peres, já que ele não podia ficar de fora. É um doce com uma base macia de brownie artesanal, seguida por uma mousse de chocolate belga e um creme de chocolate meio amargo. Por fim, uma glaçagem de cacau. Além de lindo, é doce na medida certa!

La Religieuse
Este doce é suave, sem excesso de açúcar, cremosíssimo, mas com umas lasquinhas superfinas e crocantes de amêndoas que dão um toque maravilhoso!

Cheesecake de paçoca com caramelo salgado
Normalmente nem sou tão fã de cheesecakes, mas este é muito saboroso. Tem a medida certinha entre o doce e o salgado, e também entre texturas diferentes – a crocância da base de biscoito com a maciez do creme de amendoim coberto com caramelo salgado. Delícia!

Entremet de pistache
Já experimentei três dos famosos entremets da loja, e este foi o que mais gostei, porque tem um sabor suave, sem ficar doce em excesso. Por outro lado, é o menos bonito, visualmente. Para quem come com os olhos, os de morango e limão, que aparecem mais abaixo nesta lista, ganham. Mas, no gosto, este é um dos melhores da casa.


Mil Folhas
É um doce bem gostoso também, feito com massa folhada bem fininha, intercalada pelo creme pâtissier.

Entremet de Ferrero Rocher
É basicamente uma deliciosa mousse de chocolate dentro de uma cobertura durinha de chocolate com avelã. Segundo a descrição, a mousse é de chocolate belga ao leite, com creme de chocolate e avelã crocante com praliné e avelã caramelizada. Eu só queria que a casquinha fosse mais grossa, porque é deliciosa 😉

Ópera
Este doce mistura chocolate com café. Na verdade, tem tanto gosto de café, que ele acaba acentuando o amargo e anulando quase todo o doce. Para quem é fã dessa bebida, é a sobremesa perfeita 😉

Entremet de chocolate suíço
Lembra um pouco o Ópera, mas, em vez de ser o café a quebrar o doce em excesso, é a cobertura de caramelo salgado. A sobremesa é bem cremosa, mas com uma base de chocolate bem durinha.

Macarons
Só experimentei o de nutella e o de framboesa, ambos muito bons.

Pavlova
Este é um dos doces mais bonitos da loja, e mais ainda quando elas fazem no formato maior, para servir várias pessoas. Mas achei que, ao chegar à camada de suspiro, ele fica excessivamente doce. Bem gostoso, mas mais doce do que eu costumo comer.

Entremet de limão
Achei gostoso, mas já um pouco mais doce do que meu paladar prefere. Visualmente, é lindo:


Entremet de morango
Este também é um dos doces mais bonitos, mas foi o que menos gostei. Como todos os entremets, ele é feito com uma base de bolo, leva uma mousse cremosa por cima, e é recheado com geleia, além de ganhar uma cobertura de chocolate. Acho que é a geleia, não sei, mas considero esse doce doce demais.


Além desses doces acima, o cardápio inclui várias outras sobremesas, inclusive muitas tortas e outros produtos especiais, que variam ao longo do ano.
O fato é que passar por esta pâtisserie escondidinha ali da região Centro-Sul de Belo Horizonte é uma verdadeira experiência! São comidas pra gente comer primeiro com os olhos, fotografar pra guardar de lembrança, e depois degustar beeeeem devagarinho, pedacinho por pedacinho, para durar o máximo possível 🙂
Sobre a Lídice Peres Pâtisserie:
- Endereço: Rua Grão Mogol, 872 – Loja 2 – Carmo-Sion, Belo Horizonte (MG).
- Telefone: (31) 98362-1920
- Horário de funcionamento: terça a sábado de 12h a 17h
- Entrega pelo iFood (mas é mais caro do que na loja física)
- Mais informações sobre a Lídice Peres
Você também vai gostar destes posts:
- Bares com Alma: conheça os 30 guardiões da cultura boêmia de Belo Horizonte
- Melhores restaurantes com espaço kids grátis para levar crianças em BH
- O melhor pão que já comi na vida
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




