Rogério Cerqueira Leite (1931-2024): um dos maiores cientistas brasileiros

Foto do Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, publicada em seu blog em maio de 2017, quando ele decidiu encerrar a página. Os arquivos, para nossa sorte, seguem podendo ser consultados neste link: https://rogeriocerqueiraleite.com.br
Foto do Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, publicada em seu blog em maio de 2017, quando ele decidiu encerrar a página. Os arquivos, para nossa sorte, seguem podendo ser consultados neste link: https://rogeriocerqueiraleite.com.br

Texto escrito por José de Souza Castro:

Morreu na madrugada de domingo (1), num hospital em Campinas, o físico e engenheiro eletrônico paulista Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Ele tinha 93 anos e, além de cientista famoso, estava muito ligado a assuntos que interessam às pessoas comuns. Por exemplo, a cerveja falsificada.

Logo após sua morte, li este artigo na “Folha de S. Paulo”. O texto foi escrito por Maurício Tuffani, quando ele era editor de Ciência do jornal, e estava na gaveta, à espera da morte do biografado. O autor morreu antes: em 2021, aos 63 anos. Já me aconteceu isso – mas continuo vivo e espero não morrer antes de o blog publicar o que escrevo agora.

O que importa é o que escreveu Tuffani:

“Ele foi um dos mais importantes cientistas brasileiros e diretor de alguns dos principais departamentos de pesquisa e tecnologia do país.

Foi também professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e membro do Conselho Editorial da Folha entre 1978 e 2021. Se destacou nos anos 1970 não só por sua relevante produção como pesquisador na área de matéria condensada, mas, sobretudo, por sua atuação constante e crítica nos grandes debates sobre a políticas brasileiras de ciência e tecnologia e de desenvolvimento industrial.”

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

O físico escreveu também sobre política. Um exemplo é este artigo que ele publicou na “Folha”, no dia 28 de março de 2022, sob o título “Em busca de D’Artagnan“. Um trecho:

“Insinuam que Lula é ditatorial, é impermeável, é duro —o que é simplesmente uma deslavada mentira. Nunca Lula foi agressivo com seus oponentes. Sempre ouviu a todos. Mas são três eminentes empresários, e eminentes empresários não erram jamais.

Pois bem: esses três empresários não estão procurando um presidenciável digno, mas o arcanjo Gabriel. Não é fácil deduzir que darão com os burros n’água, mas também é claro que estarão ajudando Jair Bolsonaro. Pois eminentes empresários são o que são. A elite. E a elite é infalível. Pois já não acertaram com Bolsonaro? Pois não foram eminentes empresários, a elite nacional, que escolheram e promoveram o famigerado facínora que aí está?”

Ontem o presidente Lula teve a oportunidade para um agradecimento póstumo a Cerqueira Leite. Ele publicou o seguinte em sua conta oficial no X:

“Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas universidades brasileiras, em especial na Unicamp.

Foi fundamental para a criação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM. Teve forte atuação também na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país.

Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cerqueira Leite.”

Post do presidente Lula sobre Rogério Cerqueira Leite. Foto: Reprodução
Post do presidente Lula sobre Rogério Cerqueira Leite. Foto: Reprodução

Volto agora à biografia escrita por Tuffani. Ele destaca que Cerqueira Leite foi o primeiro a acionar raios laser no Brasil (em 1965), e teve participação decisiva na criação do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), “único do gênero na América Latina”. Também aponta a importância do cientista para a criação do CNPEM (como havia feito o presidente Lula em seu post).

Mas Tuffani também trata de um aspecto importante da contribuição de Cerqueira Leite para o país, que vai muito além de seus trabalhos acadêmicos: seus livros e centenas de artigos na imprensa sobre assuntos variados, que iam desde o programa nuclear brasileiro, até a exploração de minerais estratégicos como o nióbio e o quartzo, passando pelo ensino superior, o cenário político atual, o negacionismo científico e as mudanças climáticas. “Seus textos conseguiam mesclar didatismo com erudição e, muitas vezes polêmicos, críticas mordazes”.

Mais um trechinho desta bela biografia:

“Defensor da autonomia nacional em tecnologias estratégicas, como a do etanol, nos últimos anos alertou para a necessidade de investimentos na pesquisa e na produção desse combustível como alternativa tecnológica e industrial mais rentável e segura que o pré-sal nos aspectos econômico, ambiental, social e de compatibilidade com as condições brasileiras.

Formado em engenharia eletrônica e computação em 1958 pelo ITA, se doutorou em física da matéria condensada em 1962 pela Universidade de Paris-Sorbonne, na França. Em seguida, atuou nos Laboratórios Bell, onde trabalhou com Sérgio Pereira da Silva Porto (1926-1979), seu professor no ITA e um dos primeiros a desenvolver o uso do laser na medicina brasileira. (…)

Na Unicamp, onde começou a lecionar em 1970, foi diretor do Instituto de Física (1971-1974) e coordenador-geral das faculdades (1975-1978). E também foi membro do Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). (…)

Foi agraciado com a Cátedra da Universidade de Montréal, Canadá, em 1979, e com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito da França, em 1980. No Brasil, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2006).”

Com isso, encerramos aqui nossa homenagem ao grande físico brasileiro.

Leia alguns posts deste blog que comentam artigos de Cerqueira Leite:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de José de Souza Castro

Por José de Souza Castro

Jornalista mineiro, desde 1972, com passagem – como repórter, redator, editor, chefe de reportagem ou chefe de redação – pelo Jornal do Brasil (16 anos), Estado de Minas (1), O Globo (2), Rádio Alvorada (8) e Hoje em Dia (1). É autor de vários livros e coautor do Blog da Kikacastro, ao lado da filha.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo