Eu pensava que já tinha lido toda a obra de Carla Madeira – Tudo é Rio, Véspera e A Natureza da Mordida –, quando um dia vi ela divulgando em sua conta no Instagram o post de alguém sobre um conto que ela fez. Pensei: “Opa, tem mais textos de Carla Madeira publicados por aí! Quero ler!”.
Foi assim que comprei o livro “Tempo Aberto”, que reúne oito contos de oito escritores, que se passam nas últimas oito décadas do Brasil, em comemoração aos 80 anos da editora Record. Ou seja, comprei um livro de contos por causa do único conto de Carla Madeira contido ali 🙂
A verdade é que a escritora mineira supera, em muito, seus premiados e famosos pares que estão na mesma coletânea. Para mim, o conto “Corte Seco”, de Carla Madeira, com apenas 10 páginas, foi, de longe, o melhor da coletânea.
Ele descreve a ressaca moral de uma adolescente, com um tom bastante divertido, em meio ao desespero da narradora em primeira pessoa, e a melhor de todas as conclusões. Quem não se identificar, que atire a primeira pedra.
Meu segundo conto favorito foi o de Cristovão Tezza, “O Herói da Sombra”, com 29 páginas, embora eu tenha demorado um pouco a entender seu estilo narrativo, que mescla duas vozes (terceira e primeira pessoa) e dois tempos.
Mas, depois que a gente acostuma (é uma amiga contando um caso do passado para a outra), o fluxo narrativo vai muito bem, cheio de suspense, muito bom-humor, e queremos saber aonde aquela história de amor vai terminar. Um conto tragicômico.
Mas os outros…, bem, os outros contos variam de ruins a bonzinhos. Na minha opinião:
- “I love my husband”, de Nélida Piñon – é ruim
- “Um delírio por Moira”, de Claudia Lage – ruim
- “Encruzilhada na ladeira do Timbau”, de Alberto Mussa – médio
- “Em 1969, um concurso literário e uma viagem de contrastes”, de Francisco Azevedo – médio
- “Atrás da cerca”, de Antônio Torres – bom
- “Manchete de jornal”, de Nei Lopes – bom
Ou seja, é um livro que só vale a pena ter em casa se você for muito fã de Carla Madeira (ou Tezza) e quiser ter a obra completa dos dois, incluindo o conto que Carla escreveu especialmente para este livro e que Tezza tinha publicado apenas em uma edição especial para assinantes do clube de leitura TAG.
Se não for o caso, melhor pegar na biblioteca 😉
“Tempo Aberto: Oito décadas em oito contos de grandes autores brasileiros”
Carla Madeira, Cristovão Tezza, Nélida Piñon, Claudia Lage, Alberto Mussa, Francisco Azevedo, Antônio Torres e Nei Lopes
ed. Record
180 páginas
R$ 44 na Amazon (preço consultado na data do post; sujeito a alterações)
Leia também:
- Minha seleção de livros de escritoras mulheres
- Resenhas de ótimos livros para adultos e crianças
- Biblioteca do blog: livros para baixar e ler de graça
- 13 dicas para quem quer ser escritor, por Octavia E. Butler
- Filmes e livros que todo bolsonarista deveria ver e ler
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



