Mudança no estatuto da Fapemig vira pauta de audiência pública

Fachada do prédio da Fapemig, a agência mineira de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Foto: Vanessa Fagundes / Divulgação
Fachada do prédio da Fapemig, a agência mineira de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Foto: Vanessa Fagundes / Divulgação

Texto escrito por José de Souza Castro:

O site Além do Fato, hospedado no portal UAI, publicou nesta segunda-feira (18) reportagem de Nairo Alméri, excelente jornalista de quem já falei em livros constantes na Biblioteca do Blog e em outros posts, como este: “A tragédia de Brumadinho, o repórter corajoso e a Vale que não vale“.

Sob o título “Audiência na ALMG pela Fapemig e contra Zema“, Nairo descreve mais um estrago que o atual governador de Minas anda fazendo por aqui.

Por decreto, Zema tenta abalar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), ao reformar seu estatuto e colocá-la como moeda de troca no balcão das barganhas políticas.

No novo decreto, o governador ganha o poder de escolher, sozinho, por exemplo, o Presidente e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação – quando o decreto anterior previa que a escolha seria feita “dentre os indicados em listas tríplices organizadas pelo Conselho Curador, remetidas ao Governador”. Uma diferença sutil, mas importante.

Também é alterada a composição do próprio Conselho Curador da fundação, dando um caráter muito mais político e governista à instituição científica, e minando sua autonomia.

Contra isso, os presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, ingressaram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com pedido de Audiência Pública, que será realizada nesta quarta-feira (20) no Auditório José Alencar, com “representantes das mais expressivas entidades do universos científico brasileiro”, afirma Nairo.

A Fapemig foi fundada há quase 40 anos, a serem completados no dia 28 de agosto de 2025, e hoje é a segunda maior instituição do país no apoio à pesquisa e desenvolvimento agropecuário.

Ao alterar por decreto o estatuto, Zema atropelou seu próprio decreto número 43.888, de dezembro de 2021, que dispõe que qualquer reforma do estatuto deveria ser precedida de discussão e anuência da Fapemig. “Ou seja, não caberia o poder da caneta do chefe do Executivo da vez”, conforme o ofício da ABC e da SBPC.

Diz Nairo Alméri que Zema “incorporou um fato inédito no currículo de chefes do executivo mineiro: promoveu contra ele mesmo a contrariedade unânime da Academia de todo território nacional”.

Torço para que a ALMG derrube esse decreto autoritário de um expoente do Partido Novo.

Você também vai gostar destes posts de José de Souza Castro:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

 

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de José de Souza Castro

Por José de Souza Castro

Jornalista mineiro, desde 1972, com passagem – como repórter, redator, editor, chefe de reportagem ou chefe de redação – pelo Jornal do Brasil (16 anos), Estado de Minas (1), O Globo (2), Rádio Alvorada (8) e Hoje em Dia (1). É autor de vários livros e coautor do Blog da Kikacastro, ao lado da filha.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo