‘A Noite das Bruxas’: Agatha Christie com história de terror

Cena do filme 'A Noite das Bruxas', adaptação de livro da Agatha Christie
Cena do filme 'A Noite das Bruxas', adaptação de livro da Agatha Christie

Vale ver no cinema: A Noite das Bruxas (A Haunting in Venice)
2023 | 1h43 de duração | Classificação: 14 anos | nota 7

Em 2017, assisti ao primeiro filme que o premiado ator e diretor Kenneth Branagh (do belíssimo “Belfast“, que lhe rendeu um Oscar) adaptou de um livro da dama Agatha Christie.

Assim como agora, ele dirigiu “Assassinato no Expresso do Oriente” e interpretou o protagonista, o detetive Hercule Poirot. Não cheguei a escrever sobre o filme aqui no blog, mas o listei entre os melhores daquele ano.

Com um elenco estelar, que ainda incluía Penélope Cruz, Judi Dench, Michelle Pfeiffer, Johnny Depp, Olivia Colman, Willem Dafoe e Leslie Odom Jr., aquela estreia no universo de Agatha Christie era bem fiel ao estilo dela. Uma típica história de detetive.

No ano passado, o diretor voltou à telona com a adaptação de “Morte no Nilo“, mais uma vez com roteiro de Michael Green. O elenco era bem menos famoso, mas a história foi digna da dama do crime, com suspense bem amarrado, uma morte atrás da outra, umas pitadas de romance e, claro, Poirot revelando tudo no último minuto.

Eu daria nota 8 para esses dois filmes.

Quando assisti ao trailer desta terceira adaptação, fiquei doida para ver o filme. Não só por eu ser fã da rainha do crime, mas também por ser de um livro que eu ainda não tinha lido. Imaginava que o suspense seria maior.

Este filme também conta com menos atores premiados, mas tem Branagh com seu ótimo Poirot, tem a vencedora do Oscar do ano passado, Michelle Yeoh, fazendo um papel relevante, e Tina Fey também está muito boa. Mas para por aí: nenhum outro ator se destaca em particular.

Os três melhores atores do filme 'A Noite das Bruxas': Tina Fey, Michelle Yeoh e Kenneth Branagh.
Os três melhores atores do filme ‘A Noite das Bruxas’: Tina Fey, Michelle Yeoh e Kenneth Branagh.

Uma coisa que me deixou curiosa é que optaram por fazer um filme com mais cara de terror clássico, com aqueles sustinhos causados por portas batendo, aparições fantasmagóricas e torneiras que não abrem. Achei que isso fugiu um pouco do estilo da autora britânica, mas acabou justificado ao longo da trama.

Fiquei assombrada foi com o fato de que as soluções das histórias de Poirot parecem não me surpreender mais. Talvez pelo fato de eu já ter lido 44 livros da Agatha Christie, e conhecer bem a lógica dela, mas adivinhei o “culpado” deste filme muito antes de ele chegar ao fim.

Apesar disso (que não é culpa do filme, sejamos justos), achei o resultado interessante. Divertido, rápido, meio suspense, meio terror, entretenimento puro. Vale uma ida ao cinema numa noite de domingo, como eu fiz, de preferência com um balde de pipoca bem cheio 😉

E que venham mais filmes detetivescos de Kenneth Branagh!

Assista ao trailer de “A Noite das Bruxas”:

Assista aos trailers dos outros dois filmes de Poirot:

Você também vai gostar desses posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo