Vale ver na Netflix: GLASS ONION
2022 | 2h19 de duração | nota 9
É muito raro que filmes de comédia ou de mistério apareçam entre os indicados ao Oscar. Aparentemente, a Academia só leva a sério os dramas, ou no máximo alguns filmes de ficção científica.
Mas fazia tempo que eu não me divertia tanto com um filme como com este “Glass Onion“, misto de mistério clássico, bem ao estilo Agatha Christie, com comédia, em sua paródia dos “gênios bilionários” que existem por aí.
A história brilhantemente contada pelo diretor e roteirista Rian Johnson, uma continuação do seu sucesso Knives Out, de 2019, foi irresistível até para a Academia. Acabou indicada na categoria de melhor roteiro adaptado – e merece muito ganhar!
São mais de duas horas de filme, que a gente nem vê passarem. O tempo voa quando estamos diante de uma história boa. E esta é interessante desde o primeiros minutos, passando pela reviravolta que surge na metade, e chegando a um dos finais mais sensacionais que já vi (e até já quis rever no dia seguinte).
Um resuminho rápido: um bilionário convida seus cinco melhores amigos para passarem o fim de semana em sua ilha particular, onde terão que desvendar um jogo de assassinato, em que ele é a vítima. Mas todos esses amigos têm, na real, algum motivo para quererem matar o ricaço. Um crime acaba acontecendo de verdade, e passa a ser investigado pelo detetive, que estava entre os convidados e foi parar lá também de uma forma misteriosa.
Como fã de histórias de detetive que eu sou (quem acompanha este blog sabe bem disso), é um deleite chegar ao fim do filme e ver todas as peças encaixadas com tanta perfeição, com direito a pistas espalhadas por toda parte, na nossa cara. Transparentes, qual uma cebola de vidro 😉
Vale dizer que, embora não tenha sido indicada, a edição do filme também é incrível, ajudando a contar a história de um jeito ágil e inteligente.
E o elenco é todo de primeira! Daniel Craig, o eterno James Bond, já está fazendo fama como este detetive Benoit Blanc (a Netflix inclusive comprou os direitos de um terceiro filme de Rian Johnson com o personagem). O versátil Edward Norton está perfeito na pele do bilionário arrogante da vez.
E ainda temos a sempre maravilhosa Kate Hudson (eterna Penny Lane), o excelente Leslie Odom Jr. (que brilhou como Sam Cooke no filmaço Uma Noite em Miami…), os ótimos Kathryn Hahn e Dave Bautista, além da cantora Janelle Monáe, mais uma vez arrasando na interpretação (ela já esteve ótima em Estrelas Além do Tempo).
Como já era esperado para um filme com nome de canção dos Beatles, a trilha sonora também é muito boa, ajudando a costurar toda a trama (eu nunca mais vou me esquecer daquela cena com Nat King Cole cantando “Mona Lisa”).
É isso. Um filmaço inteligente e bem feito, para entreter e divertir – um verdadeiro passatempo, como um jogo de detetive. Mal posso esperar pela próxima aventura do detetive Benoit Blanc!
‘Glass Onion’ foi indicado a 1 Oscar em 2023 (e não venceu):
- Melhor roteiro adaptado (Rian Johnson)
Assista ao trailer de “Glass Onion”:
Leia também:
- Os 18 filmes mais importantes do Oscar 2023: resenhas e trailers
- Dicas de bons filmes escondidos em serviços de streaming
Você também pode se interessar:
- As melhores séries policiais ou de suspense na Netflix
- ‘O Caso Alaska Sanders’: mais um bom romance policial de Joël Dicker
- O caso do misterioso ladrão de casaco
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


