Não sou muito fã desses livros-catálogos, que andam fazendo muito sucesso ultimamente. As mil melhores cervejas, os 200 melhores destinos turísticos, as 100 coisas que você não pode deixar de fazer antes de morrer etc. Mas comecei a ler recentemente o “501 Grandes Escritores”, editado por Julian Patrick, e estou adorando!
Já terminei de ler as histórias de todos os escritores que eu conhecia. Em resumos de uma ou duas páginas, conheci um pouquinho da vida por trás das grandes cabeças, das polêmicas em que se meteram, das histórias pessoais que geralmente têm experiências interessantíssimas, que acabaram inspirando os grandes romances da literatura mundial.
Agora estou começando a ler sobre os escritores de que eu nunca tinha ouvido falar. O mais legal desse livro-catálogo é perceber o quanto conhecemos pouco de literatura, como existem ainda milhares de livros incríveis à nossa disposição, que levariam vidas longuíssimas para serem devidamente lidos. Como não vou viver 500 anos, fui anotando aqueles que me despertaram mais interesse, para eu buscar ler assim que possível.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a minoria esmagadora de escritoras mulheres na lista. Mas todas as que existem são tão admiráveis e corajosas para seu tempo, que as histórias de suas vidas geralmente são as mais interessantes de se ler. Muitas tiveram que adotar pseudônimos masculinos para conseguirem ser publicadas, por exemplo.
A lista peca — ou diz muito — por se concentrar principalmente na literatura norte-americana e européia, trazendo apenas três escritores brasileiros e outro punhadinho de latino-americanos, asiáticos e africanos. Todos são segmentados pela geração em que nasceram, desde os filósofos gregos da era antes de Cristo até o sucesso contemporâneo de J.K. Rowling, autora da saga do “Harry Potter”.
Recomendo a todos os fãs de livros que queiram conhecer um pouquinho mais sobre os escritores e, principalmente, que queiram sugestões de novos autores e novos livros para ler enquanto a vida permitir.
“501 Grandes Escritores” (Original: 501 Great Writers, de 2008)
Julian Patrick (edição geral)
Ed. Sextante
640 páginas
Parece que a edição está esgotada no Brasil, mas é possível achá-lo por novo e usado, a partir de R$ 9,99, em sites como Mercado Livre e Estante Virtual.
Leia também:
- Mais posts sobre livros
- A rede social dos leitores
- O desafio dos 60 melhores livros
- Enfim, minha biblioteca
- Biblioteca do blog (livros para baixar de graça)
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



