Vamos nos unir contra os boatos!

Não bastasse um viaduto ter afundado 6 metros e gerado deslocamento de 5 cm de sua alça, ter matado duas pessoas e ferido outras 23, ainda tem um espírito de porco que decide inventar um boato, atribuir a uma fonte falsa, e espalhar como virose por meio do WhatsApp. Qual o objetivo do cavalgadura em questão? Disseminar o pânico entre a população — não bastasse o fato de todos já estarem devidamente assustados e evitando fortemente passar sob qualquer viaduto da face da Terra.

Não há muito o que se fazer a esse respeito. Espíritos de porco existem, infelizmente. O que podemos fazer é refletir antes de compartilhar um desses boatos. Pensar: ele faz sentido? Vai ser útil repassá-lo para os outros? Algum jornal apurou a informação?, antes de clicar no “enviar”.

Já falei disso por aqui: a maioria das pessoas não se importa com um preceito básico do jornalismo, que é checar uma informação antes de divulgá-la. Ao não se importarem com isso, passam adiante mentiras criadas com algum interesse, nem que seja o interesse primário de confundir as pessoas (mas às vezes o buraco é mais embaixo).

O jornal “O Tempo” tem prestado um serviço muito bacana de fazer reportagens toda vez que esse tipo de boato surge. Os repórteres apuram, checam a veracidade da informação e, se constatam um hoax, fazem uma matéria alertando para que as pessoas não o compartilhem.

Vejam a quantidade de boatos espalhados pelo WhatsApp que o jornal divulgou apenas neste ano e me digam: você recebeu algum deles? E, mais importante: caiu em algum e o compartilhou? Deixo como reflexão.

E ainda teve o boato de que o Bolsa Família ia acabar, que acabou virando esta ótima charge do Duke:

boatoLeia também:

  • Boato de que a Copa de 98 foi comprada “partiu” de professor de educação física. Leia aqui para rir 😀
  • Site boatos.org é boa iniciativa contra essas pragas! ACESSE.

 


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo