Quer molho mais gostoso para acompanhar pães e massas? O pesto é quase unânime no paladar das pessoas. E é facílimo de preparar. Para fazer o meu, aproveitei o manjericão plantado na hortinha de casa e que, por sorte ou providência, dobrou de tamanho durante a viagem de férias, em vez de morrer por falta d’água…
Anotem aí! 😉
INGREDIENTES
- 2 molhos de manjericão (de preferência, colhidos da hortinha em casa ;))
- 2 dentes de alho
- 1/4 xícara de nozes
- meia xícara de queijo parmesão ralado
- meia xícara de azeite
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
Desfolhe os pés de manjericão, inclusive as folhinhas pequenas.
Bata no liquidificador no modo “pulsar” as folhas + alho + nozes + sal + azeite (reservando um pouco do azeite para usar só quando estiver pronto). Misture com a colher algumas vezes, durante a batida.
Depois que tudo estiver triturado, despeje em uma vasilha e misture com o queijo ralado, com a colher mesmo. Coloque o azeite que estava reservado sobre a mistura.
Fica mais gostoso de um dia para o outro, guardado e tampado devidamente na geladeira. Daí, é só usar nos pães, no macarrão, nas carnes, e onde mais sua imaginação mandar 😉
Dica legal: a vida inteira eu usei aqueles azeites mais fáceis de encontrar, como Gallo, Andorinha e Carbonell. Geralmente portugueses. Até que um dia descobri um azeite chileno que hoje não troco por nada neste planeta. É saborosíssimo, como se eu nunca tivesse experimentado azeite de verdade até então. E o melhor: custa mais barato do que aqueles que eu costumava usar, pelo menos no supermercado onde o encontrei (por enquanto, só vi no Extra). Guardem o nome também: Borgel.
Dica da minha mãe: pra não ficar com gosto de alho na boca (bafo), sempre que for usar o alho cru, abra cada dente e retire aquele miolinho que há dentro.
CLIQUE AQUI para ver mais receitas do blog, todas fáceis de preparar.
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.










