Receita de panqueca com carne de sol
Uma das coisas mais legais de estar de férias é ter tempo para, por exemplo, fazer incursões como chef de cozinha! Já ensinei a fazer panquecas aqui no blog, mas estas, com carne de sol (ou de sereno), direto de Montes Claros, merecem um post à parte. De-li-ci-o-sas! E facílimas de fazer 😉
Anotem aí:
INGREDIENTES
- 2 ovos grandes
- 1 colher (café) de sal
- 1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 1,5 xícara de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Carne de sol/sereno (de meio quilo a 800 gramas)
- requeijão cremoso (à vontade)
OPCIONAIS
- Queijo (à vontade)
- chimichurri (se não tiver, pode ser orégano ou outras especiarias)
- mel
- alface
- tomate
- invente à vontade! Use a criatividade 😉
MODO DE FAZER
- Cozinhe ela em panela de pressão por 30 minutos depois que a panela começa a apitar.
- Depois de pronta, desfie a carne e refogue na panela com manteiga, para ficar com um gostinho ainda mais saboroso. Coloque em uma vasilha à parte, para ser usada como recheio das panquecas.
- Enquanto a carne estiver sendo cozida, você pode ir preparando as panquecas: bata no liquidificador os ovos, a farinha, o sal, o leite e a manteiga, até ficar uma massa bem uniforme.
- Ponha a massa na frigideira, até ocupar seu fundo (dependendo do tamanho da frigideira pode sair uma panqueca comprida ou mais gordinha). O ideal é que a frigideira seja antiaderente, mas, de qualquer forma, sempre pingue um pouco de manteiga ou de azeite antes de pôr a massa, para não grudar.

Frite esse pouco de cada vez. Costuma ser bem rápido e tem que acompanhar com o garfo (ou com aquela espátula própria para fazer panquecas), pra ir descolando as beiradinhas e ver se do lado de baixo já está no ponto. Quando estiver bom embaixo, vire a massa e frite o outro lado. Basta virar uma vez e leva bem poucos minutinhos. O ideal é virar daquele jeito de chef: fazendo um gesto com a panela para a massa voar e virar — e esta é a parte mais divertida de se fritar panquecas, não perca! 😀

Tente fazer a massa o mais fininha possível, colocando pouca quantidade de cada vez, porque quanto mais fina, mais gostosa. Consegui fazer, com os ingredientes acima, 16 panquecas fininhas!
Quando todas estiverem prontas, sirva na mesa com os recheios à parte, para os convidados montarem a própria panqueca. A sugestão da vez é enrolar com a carne de sol, requeijão, alface e chimichurri. Mas vale acrescentar queijo, tomate ou outras especiarias que você tiver à mão 😉
Para a sobremesa, experimente a goiabada com doce de leite, comprada em barra mesmo e levemente aquecida no microondas, enrolada em uma das panquecas. Também é uma delícia! Mas pode ser trocada por brigadeiro ou outra guloseima:
Tempo de preparo: 50 minutos
Rende: cerca de 15 panquecas com a massa bem fininha (varia dependendo da grossura que você fizer e do tamanho da frigideira)
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro
Hummm…. Deu água na boca!
CurtirCurtir
É uma delícia mesmo 😉 Depois experimente e me diga se gostou! 😀
CurtirCurtir
As fotos são boas e comer panquecas é algo muito bom!
CurtirCurtir
São uma delícia, né!
CurtirCurtir