O herói cometeu um crime

Para pegar na locadora: O VOO (Flight)

Nota 9

voo

A geladeira se abre e aparecem dezenas de vidrinhos de bebida alcoólica, de todos os tipos. Vodca, uísque, cerveja, rum. Os olhos percorrem aquelas prateleiras iluminadas na noite, com a voracidade de uma criança diante de uma vitrine de doceria em época de Páscoa.

A cena acima é uma das mais cruciais do filme “O Voo“, sobre a história de um exímio piloto  que passou por um acidente grave, mas conseguiu evitar que ele se tornasse ainda mais trágico. Apesar de ser um herói, o piloto é alcoólatra.

O embate que se trava ao longo do filme é mais ou menos o seguinte: se o fato de o piloto estar completamente mamado de álcool enquanto pilotava aquela aeronave não foi a causa do acidente e se, ainda chapado, ele foi capaz de pilotar de forma exemplar e salvar tantas vidas, ele deveria ser punido por ter bebido durante o serviço? É justo um herói ir pra cadeia por um crime (pilotar embriagado) que não causou, até aquele momento, nenhum problema para os outros?

Enquanto esse embate é travado na esfera jurídica, vemos também os embates na vida pessoal do piloto Whip, interpretado brilhantemente pelo ator indicado ao Oscar pelo papel, Denzel Washington. O drama por que, imagino eu, passam todos os alcoólatras: a dificuldade de se ver como um e de querer resolver a situação — o que requer ajuda dos outros, no mais das vezes.

A cena que descrevo no início deste post estará presente em algum momento desse filme e será essencial. Claro que não vou contar mais, para não estragar o suspense, que é algo presente do início ao fim deste drama. Isso para não falar da ação nas cenas iniciais, dentro do avião. Com tantos ingredientes, temos ali um filme completo. Que merece ser visto por todos — só não recomendo que façam isso se estiverem prestes a tomar um vôo.

Leia também:

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s