Para ver no cinema: GONZAGA – DE PAI PARA FILHO
2012 | 2h de duração | Nota 8
O segundo filme a que assisti foi “Gonzaga – De Pai para Filho”, do diretor Breno Silveira (o mesmo de outro que estou doida pra ver, “À Beira do Caminho“).
Os atores são bons (e olha que li em algum lugar que o que interpreta o Gonzagão, Chambinho do Acordeon, nem é ator de verdade, mas acordeonista. Ele não é excelente, mas interpreta direitinho e é muito cativante), a direção é boa, mas nada supera a história real por trás do filme.
Eu não conhecia a história do filho que guardava tanta mágoa e rancor pelo fato de o pai o ter abandonado boa parte da vida em troca das estradas das turnês do Brasil. Não sabia do quanto eram diferentes, um do sertão nordestino, outro do Rio, um de direita, outro de esquerda etc.
Saí da sala de cinema me sentindo uma pessoa melhor por conhecer a história desses dois guerreiros, cada um à sua maneira, e dois monstros da música brasileira. E emocionada com a forma como os dois terminam suas vidas e selam sua amizade.
O roteiro tem bastante poesia, bastante música e, o mais legal, traz muitas fotos e vídeos dos Gonzagas originais. Nessas horas, nos espantamos com a semelhança física dos atores que Silveira conseguiu para seu longa com os personagens históricos.
E, se o filme foi fiel à história, Gonzagão e Gonzaguinha foram duas pessoas admiráveis, cada um de seu jeito tentando acertar na vida sem pisar nos outros. Infelizmente (para todos nós, porque poderíamos ter tido mais CDs como este que ilustra o post) só não souberam se acertar um com o outro, por longos e desperdiçados anos. Mas, apesar disso, a história da vida dos dois é bonita e é bonita.
Assista ao trailer do filme ‘Gonzaga – de pai para filho’:
Mais posts sobre filmes:
- Dicas de bons filmes escondidos em serviços de streaming
- Os melhores filmes nacionais, com resenhas e trailers
- Melhores e piores filmes de 2022, para adultos e crianças
- Os 22 filmes mais importantes do Oscar 2022: resenhas e trailers
- Consciência Negra: os melhores filmes sobre racismo e resistência
- 15 filmes sobre mulheres fortes ou inspiradoras
- Os 20 melhores filmes de AMOR que vi nos últimos anos
- Os melhores filmes e animações para assistir com os filhos desde pequenos
- Filmes natalinos para assistir com a família toda – e ir entrando no clima de Natal
- Os melhores filmes para assistir no Dia dos Pais
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Cris, Gonzaguinha foi enterrado no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte, em abril de 1991. Na época eu era repórter da sucursal mineira de O Globo e fui fazer a cobertura do sepultamento. Modestamente, participei do fim da história do compositor, um dos meus favoritos. Pena que nos primeiros anos da carreira dele a maioria das suas letras tenha sido vetada pela censura na ditadura militar. Não sei se depois elas foram gravadas. De qualquer forma, não seria a mesma coisa, pois o clima era diferente da época em que ele as compôs. Até O Globo já o tinha, quando ele morreu aos 45 aos, como um grande artista popular brasileiro. Quanto a Gonzagão, acho que ninguém jamais duvidou de seu talento. Lá nos rincões mineiros, com certeza!
CurtirCurtir
Pois é, virei fã instantânea dos dois, depois de ver o filme! Vc vai gostar!
CurtirCurtir
Vou assistir quando passar na televisão.
CurtirCurtir
Não deve demorar…
CurtirCurtir
Acabei de acompanhar a microsérie na rede globo de televisão e fiquei surpreso como era a vida entre pai e filho…aparentemente terminaram com as diferenças entre ambos.
CurtirCurtir
Eu também não fazia ideia…
CurtirCurtir
E os mais entendidos dizem que Gonzaguinha era do mesmo jeito com o filho. Engraçado como a vida é, né?
CurtirCurtir
Eu amava Gonzaguinha e admirava suas letras, sempre dentro da realidade, tinha todos os LPS agora tento juntar os CDS só que fazem muita mist. ai fica uma mus. repetida em varios cds e muitas faltando…
CurtirCurtir