Quer ganhar muito dinheiro em São Paulo?

São Paulo é tida como a “cidade que não para”, a cidade com mais opções, onde se pode achar um restaurante especializado em culinária de Goa às 4h da madrugada ou uma balada de música cajun na aurora do dia (O.k., acho que exagerei).

Apesar disso, incrivelmente, duas das coisas mais banais do mundo são impossíveis de se encontrar por aqui:

1- Entrega de pizza na hora do almoço.

2- Farmácia com entrega 24 horas.

Até encontrar uma pizzaria que sirva a famosa massa na hora do almoço é difícil, que dirá alguma que faça entregas. O normal por aqui é a entrega após as 18h, mas já encontrei, com muito custo, algumas que começam a partir das 16h. E isso porque São Paulo é tida como a “terra da pizza”, a que tem as melhores massas, e blablablá. Em Beagá um programa muito comum é reunir a família no almoço de sábado ou de domingo e irem todos para o Pizzarella, o Pizzaiolo ou outras casas tradicionais e todos almoçarem vários sabores de pizzas gigantescas. Até os amigo-ocultos de Natal costumam reunir as famílias na hora do almoço e nas pizzarias. Aqui, parece que todo mundo é obrigado a comer só à noite. Na “cidade que não para”, isso não faz o menor sentido.

Mas muito pior é a falha número 2. Farmácias são consideradas locais de apoio à saúde pública. Tanto, que possuem placas especiais na frente que permitem a parada dos clientes, por até 15 minutos, mesmo nas avenidas mais movimentadas. É o local da emergência urgentíssima, do remédio que precisa ser comprado logo para aplacar uma dor. Se você mora sozinha em São Paulo e, pior, está de cama, doente, a última coisa que vai querer é acordar de madrugada passando mal e ir, arrastando-se, por várias quadras, até encontrar uma farmácia que esteja aberta. E quando é um bebê esgoelando de dor e a mãe está sozinha para cuidar dele? Como sair até uma farmácia nessa situação? A própria lógica das farmácias abertas 24 horas é que elas possam fazer entregas enquanto estiverem abertas, porque é de madrugada que os doentes mais sofrem. Mas, não. Procure por todas as farmácias 24 horas de São Paulo (que já nem são muitas), telefone para cada uma delas e você vai ouvir, horrorizado, que elas ficam abertas, mas não fazem entregas. Nonsense.

Por isso, meu caro amigo, se quiser ganhar muito dinheiro em São Paulo, comece abrindo uma pizzaria que atende e entrega na hora do almoço e uma farmácia que faça entregas de madrugada. Depois, divulgue com afinco. Garanto que você vai se destacar na multidão, vai reforçar a injusta fama de que esta cidade nunca para e, com sorte, poderá até criar moda e tornar mais fácil a vida dos paulistanos e dos forasteiros que aqui vieram viver.


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

7 comments

  1. Cris, a maior rede de farmácias de Belo Horizonte, a Drogaria Araújo, tinha uma única loja, que ficava bem no centro da cidade, lá pelos idos de 1960, quando começou, pioneiramente, a fazer entrega de medicamentos em casa, a qualquer dia e hora, aos que pediam por telefone. Era também a única loja que funcionava 24 horas em BH. O serviço de entrega, que usava um Fusquinha, nem parecia um bom negócio, pois havia poucos telefones, na época. Mas fez tanto sucesso, que a Araújo foi crescendo e não parou mais, apesar da concorrência tê-la imitado, tardiamente. Se conseguir aí um sócio capitalista, pode começar o negócio…

    Curtir

  2. Jura? Eu sempre fui na do clichê que São Paulo não para nunca mesmo!

    Aqui em Brasília tem boas pizzarias que abrem na hora do almoço, porém poucas tbm:(
    E as farmácias são piores que as de Sampa… Abrem até tipo meia noite, por aí e algumas fazem entregas até umas 9, 10 hrs…
    As farmárcias aqui da minha quadra que encerram o funcionamento por volta de meia noite, a partir de 10, 11 horas, fecham a porta e deixam somente uma janelinha aberta por medo de assalto…

    Penso que podiam contratar seguranças, principalmente as grandes redes.

    Mudando de assunto, o Atlético Mineiro ta que ta, hein… Tsc tsc… Hehe… Beijo, Cris!

    Curtir

  3. Tem uma rede grande de farmácias que faz telentrega. Tenho o ímã deles na geladeira para emergências graves a ponto de precisar pedir mas não tão emergenciais a ponto de precisar de rapidez. Na única vez em que eu pedi, levou TRÊS HORAS pra chegar o soro para as lentes de contato de uma amiga.

    Curtir

  4. Apesar de ser uma cidade onde encontramos quase tudo, tb não encontrei Slim Jim ou Jack Links, aquelas guloseimas norte americanas de carne seca.

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo