Texto de José de Souza Castro:
Acabei de ler finalmente “Guns, Germs, and Steel”, que havia ficado esquecido por 15 anos num dos muitos lugares em que livros são enfiados aqui em casa. Descobri-o há duas semanas, ao procurar outra coisa. Não sei mais quem me deu. Sei que não o comprei. Foi alguém que veio dos Estados Unidos, quando o livro estava na lista de bestsellers do “New York Times”, e acabara de ganhar o Prêmio Pulitzer. E que sabia de meu gosto exótico por história.
Bom, mas isso não importa. O que interessa é que esse livro da última década do século 20 está muito atual. Não duvido que se transforme num clássico. É uma viagem pelos últimos 13 mil anos da vida do homem em todos os continentes, com um olhar inteligente e pouco comum nos compêndios de história. Em vez de reis e imperadores, papas e generais, Jared Diamond, um professor de geografia na Ucla (Universidade da Califórnia), discorre sobre a importância dos micróbios, das armas e da tecnologia na construção da história humana. E da domesticação de plantas e animais. Tudo me pareceu muito interessante. Talvez porque, ao longo das 500 páginas, não encontrei nenhum conterrâneo. O autor – que antes já havia escrito outro livro premiado, “The Third Chimpanzee” – esqueceu-se de nós, os brasileiros.
Olhando o Mapa Mundi, não é fácil para o Brasil passar despercebido. Mas ele está ausente também nos títulos de centenas de livros citados como referência pelo autor, em 30 páginas. Pode-se alegar, é claro, que tudo isso aconteceu antes de Lula assumir o poder. “Nunca antes na história”, como ele dizia do alto de sua sabedoria. Hoje é mais difícil para o Brasil se fingir de morto.
E aí vem a questão: nenhum povo, conforme o livro, se saiu muito bem ao longo desses 13 últimos milênios, se não estivesse mais bem armado que seu vizinho. É um soco no estômago dos pacifistas, como nós, que nunca quisemos ter por aqui uma bomba atômica para defender nossa floresta amazônica e nosso petróleo escondido no pré-sal da plataforma continental. Mas a dor passa. Continuamos não querendo esses artefatos perigosos. O que fariam nossos generais trapalhões com uma arma dessas nas mãos?
O livro foi publicado pela editora Record, em 2001, com o título “Armas, Germes e Aço – Os Destinos das Sociedades Humanas”. Está disponível, por exemplo, na Americanas.com, por R$ 54,90.
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.