Uma vida bela, de Virginie Grimaldi: leia minha resenha do livro

Ilustração de Paula de Aguiar para a capa de Uma Vida Bela, de Virginie Grimaldi.
Ilustração de Paula de Aguiar para a capa de Uma Vida Bela, de Virginie Grimaldi.

Emma e Agathe. Irmã mais velha e caçula. Cinco anos de idade entre uma e outra (nascidas em 1980 e 85, respectivamente). E, também, cinco anos de distância, sem nenhum contato uma com a outra.

Até que a avó das duas, Mima, morre. E Emma sugere a Agathe de passarem uma última semana na casa em que curtiram juntas todas as férias de verão da infância e adolescência, antes que ela seja esvaziada e entregue a novos proprietários.

Já contei aqui no blog como o livro “O Que Resta de Nós“, da mesma autora Virginie Grimaldi, me encantou. “As Pequenas Alegrias” me impactou menos, mas este “Uma Vida Bela” veio para concorrer seriamente ao primeiro lugar do pódio.

A verdade é que fiquei morrendo de inveja destas irmãs, e da cumplicidade e amor e intimidade que elas dividem, ainda que com momentos de desentendimentos. Me lembrou um pouco as irmãs de Valor Sentimental. Eu tenho um irmão e duas irmãs, e não tenho nem um décimo desse relacionamento com eles.

(Foi a mesma inveja que senti ao ver a série Parenthood, com aqueles quatro irmãos sempre unidos, pau pra toda obra, acima de tudo muito amigos, muito próximos.)

As duas não se parecem em nada. São praticamente opostas, na verdade. Emma é certinha, responsável, com mania de organização, daquelas que fazem a lista de compras em ordem alfabética e colocam os itens comprados no porta-malas como se fosse um jogo de Tetris. (Parece comigo).

Já Agathe é impulsiva, ultraemotiva, explosiva, bagunceira, não consegue se fixar em nenhum relacionamento amoroso ou profissional. Sua vida é uma montanha-russa, e Emma funciona como um escudo, ou salva-vidas, na maior parte do tempo.

Até perderem o contato.

Demoramos a entender por que esse rompimento aconteceu. Vamos descobrindo aos pouquinhos a história das duas, que tem momentos muito duros no passado, mas que consolidaram uma relação muito bela no presente daquela semaninha na casa de Mima.

Trecho do poema Irmão, Irmãos, de Carlos Drummond de Andrade, que fotografei do livro Vasto Mundo.
Trecho do poema Irmão, Irmãos, de Carlos Drummond de Andrade, que fotografei do livro Vasto Mundo.

Virginie nos presenteia, mais uma vez, com personagens cativantes, cheias de humor, que se intercalaram em capítulos curtos, sempre narrados em primeira pessoa.

Desta vez ela também costura a história intermeando o passado e o presente. Desde o dia em que Agathe nasceu (e Emma desejou que aquela “feia” fosse deixada no hospital) até o dia de “hoje”, em que ambas estão com cerca de 40 anos.

Como no outro livro, me peguei rindo e chorando em vários momentos. Na verdade, o percurso é mais de sorrisos e curiosidade, na maior parte do tempo, mas o fim é de lágrimas. “Delicada, sensível e cheia de humor”, descreveu o “Cosmopolitan” sobre Virginie Grimaldi. Este é seu romance “mais poderoso”, “o seu melhor livro”, disse “Le Parisien”.

Não sei ainda se é o melhor, porque guardo com carinho as histórias de Jeanne, Iris e Théo. Mas gostei muito de conhecer Emma e Agathe. E não me importo em ter sentido inveja da relação delas como irmãs. Afinal, a literatura preenche, muitas vezes, o que a vida real não pode nos oferecer.

 

Capa do livro Uma Vida Bela, de Virginie GrimaldiUma Vida Bela
Virginie Grimaldi
Ed. Gutenberg
270 páginas
R$ 40,56 na Amazon (preço consultado na data do post, sujeito a alteração)

 

Como comprar o livro de crônicas (Con)vivências, de Cristina Moreno de Castro, do blog da kikacastro.

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo