Editorial da “Folha” sobre a Petrobras parece ter sido escrito direto da Faria Lima

O navio-plataforma P-78 possui capacidade de produção de 180 mil barris de óleo, além de comprimir 7,2 milhões de m³ de gás diários. Foto: Divulgação / Petrobras
O navio-plataforma P-78 possui capacidade de produção de 180 mil barris de óleo, além de comprimir 7,2 milhões de m³ de gás diários. Foto: Divulgação / Petrobras

Há algum tempo não escrevo sobre a Petrobras. O ânimo veio do editorial da “Folha de S.Paulo” nesta quinta-feira (5), pelo ineditismo do jornal a elogiar, com as devidas ressalvas, a maior estatal brasileira, sob o título “Recorde com petróleo em tempos de transição energética”. Diz o texto:

“O Brasil fechou 2025 com a marca histórica de produção média de 3,77 milhões de barris de petróleo por dia, um aumento de 12,3% sobre o recorde anterior de 2023. Em plena era de transição energética, o país ainda conta com resultados assim para atrair divisas e reduzir os déficits persistentes nas transações com o exterior e no Orçamento público.”

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Dito isso, parte para o ataque ao PT. Afirma que as exportações de petróleo alcançaram 44,6 bilhões de dólares por ano, liderando a pauta nacional, mas esse sucesso “se deve em grande parte ao saneamento financeiro e operacional da Petrobras após a dilapidação da estatal nas gestões petistas anteriores, marcadas por investimentos perdulários, endividamento excessivo, corrupção e desvios estratégicos”.

Por sorte da Petrobras, leio nas entrelinhas, Dilma caiu e, com o governo Temer, a empresa “revisou drasticamente seus negócios, desinvestiu em ativos não essenciais e concentrou recursos em exploração e produção”.

Nem preciso dizer que em vários dos meus artigos eu tive uma visão bem diferente sobre tudo que se passou na empresa desde a queda de Dilma Rousseff e a posse de Temer e seus sucessores, até a volta de Lula.

O editorial elogia sobretudo “a participação crescente de empresas privadas no setor”. E prossegue:

“Em dezembro de 2025, a Petrobras respondeu por menos de dois terços da produção total, o que prova o acerto da abertura, iniciada com o fim do monopólio estatal de 1997 e depois aprofundada, apesar das resistências ideológicas do PT”.

Charge do Amorim

Que beleza. Pelo menos a “Folha” não pediu mais privatização. Contenta-se em encerrar, recomendando:

“Compreende-se que uma economia de renda média não pretenda abrir mão de seus recursos naturais, porém cumpre planejar o futuro. A crença no desenvolvimento à base de receitas do petróleo explorado pelo Estado, espalhada da esquerda à direita no país, já se mostrava obsoleta antes mesmo das preocupações globais à crise climática”.

Os escribas da Faria Lima não teriam escrito melhor. Eu nem tentaria.

***

Leia mais posts sobre a Petrobras:

Como comprar o livro Sucursal das Incertezas, de José de Souza Castro, do blog da kikacastro.

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de José de Souza Castro

Por José de Souza Castro

Jornalista mineiro, desde 1972, com passagem – como repórter, redator, editor, chefe de reportagem ou chefe de redação – pelo Jornal do Brasil (16 anos), Estado de Minas (1), O Globo (2), Rádio Alvorada (8) e Hoje em Dia (1). É autor de vários livros e coautor do Blog da Kikacastro, ao lado da filha.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo