O tarifaço de Trump e os limites do poder dos Estados Unidos

Tarifaço de Donald Trump está prejudicando a hegemonia dos Estados Unidos. Charge de William Medeiros.
Tarifaço de Donald Trump está prejudicando a hegemonia dos Estados Unidos. Charge de William Medeiros.

Texto escrito por José de Souza Castro:

Estou relendo um livro que tenho desde 2008 em inglês, pois não foi traduzido, e que me parece muito interessante nestes tempos de Trump, o mandachuva dos Estados Unidos. O livro lançado há 26 anos – “The Limits of Power: The End of American Exceptionalism” – me chamou a atenção ao ser incluído na lista de best-seller do “The New York Times”.

O livro do historiador americano Andrew J. Bacevich gasta apenas 11 linhas com a China ao descrever o possível fim do império americano frente ao atual poderio político e econômico desse gigante asiático. E não perde tempo com Brasil e nenhum político brasileiro.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

O autor, hoje com 77 anos, é formado em História pela Universidade de Princeton e professor emérito de Relações Internacionais e História na Universidade de Boston. Fez graduação na U.S. Miltary Academy.

Em 2008, já tinha publicado vários livros, entre os quais “The New American Militarism”, e colecionava prêmios por sua obra. Inúmeros artigos dele saíram em revistas e jornais importantes. Portanto, não poderia ser ignorado pelos civis e militares que ajudaram Trump no anúncio da última semana e impulsionaram o isolamento e a decadência do império.

Tarifaço de Trump vai impulsionar decadência do império dos EUA. Charge: J.Bosco (O Liberal)
Tarifaço de Trump vai impulsionar decadência do império dos EUA. Charge: J.Bosco (O Liberal)

Bacevich tinha motivos para dar pouca importância à China na época. O país vivia ainda os efeitos de um século de humilhação sob o império britânico. Verdade que, com a revolução de 1949 liderada por Mao Tsé-Tung, o Partido Comunista chegou ao poder na China mas, mesmo assim, o país continuava pobre e inexpressivo no cenário mundial (tanto como o Brasil) e não oferecia perigo à hegemonia americana reforçada ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Só para comparar, em 2008, o comércio do Brasil com a China representava 10% do total, um avanço em relação a 2001 (2,8%). Mas com Estados Unidos e União Europeia era de 34,5%. Entre 2011 e começo de 2020, a média chegou a 18,8% no comércio brasileiro com a China. Desde 2023, a China tem 26,4% do total da corrente de comércio de bens do Brasil, na média.

Esses últimos dados são do artigo de Vinicius Torres Freire na “Folha de S.Paulo” de domingo, intitulado “Como o Brasil vai lidar com China e EUA no execrável mundo novo de Trump“.

“Depois da guerra econômica de Donald Trump, pode ser que China venha a ter mais peso no comércio do Brasil do que americanos e europeus”, diz o colunista.

Outro colunista do mesmo jornal, o sociólogo Celso Rocha de Barros, critica:

“O Reino Unido tem muito a comemorar. Afinal, desde que Donald Trump anunciou seu tarifaço na quarta-feira (2), o brexit deixou de ser o suicídio geopolítico mais idiota de um país rico nas últimas décadas.”

Concordo. Eu não poderia escrever melhor. Mas estou esperando uma análise de Andrew J. Bacevich.

***

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de José de Souza Castro

Por José de Souza Castro

Jornalista mineiro, desde 1972, com passagem – como repórter, redator, editor, chefe de reportagem ou chefe de redação – pelo Jornal do Brasil (16 anos), Estado de Minas (1), O Globo (2), Rádio Alvorada (8) e Hoje em Dia (1). É autor de vários livros e coautor do Blog da Kikacastro, ao lado da filha.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo