Vale ver no streaming: Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon)
2023 | 3h26 de duração | Classificação: 14 anos | nota 7
O último filme que eu tinha visto dirigido por Martin Scorsese tinha sido “O Irlandês“, em 2020. Ao reler aquela crítica, achei até engraçado: meu sentimento naquela época era muito parecido com o que eu vivi agora, com este “Assassinos da Lua das Flores“.
Comecei falando o seguinte:
“Confesso que demorei a criar coragem para assistir ao filme “O Irlandês” (…) O motivo é simples: não tenho muito tempo sobrando na vida e este filme tem 3 horas e meia de duração (!!!).”
A mesmíssima coisa aconteceu agora, tanto que este foi o último dos principais filmes do Oscar deste ano a que assisti.
Continuava meu texto de quatro anos atrás:
“O problema é que, por mais interessante que seja esta história, por melhores que sejam os atores e por mais boa vontade que a gente tenha, o filme começa a ficar custoso de assistir depois da segunda metade.”
Neste ano foi parecido. A história do assassinato dos indígenas Osage pelos brancos que queriam sua riqueza do petróleo é interessantíssima, mas tive dificuldade de acompanhar quem era quem na primeira metade do filme – principalmente entre os bandidos da história, que são muitos.
Em certo momento, pausei a TV e assustei quando percebi que tinham se passado 1h30 – mas que ainda faltavam duas horas de filme! =O Fiquei pensando o que ainda tinha para acontecer pela frente, depois que tanto já tinha acontecido…
Sério: Scorsese tem um problema de concisão. Acho muita arrogância a pessoa se achar tão boa, mas tão boa, que nada pode ser cortado, editado ou resumido em seu trabalho.
A verdade é que, por melhor que esta história do massacre dos Osage seja, e por melhor que seja Scorsese e todo o elenco monstro que ele frequentemente escala (De Niro, DiCaprio etc), o filme teria ficado muuuuuuito melhor se tivesse sido editado de uma maneira mais ágil. Tinha tudo para ser um filme nota 10.
Prova disso é que, quando o FBI entra na história, e o filme ganha ares de história policial, o roteiro fica bem mais dinâmico e interessante. Mas isso só acontece depois de umas duas horas e meia de filme… É tempo demais!
“O Irlandês” tinha sido indicado a 10 Oscars – e não ganhou nenhum. Foi o grande perdedor do prêmio naquele ano, inclusive.
“Assassinos da Lua das Flores” é, também, indicado a 10 Oscars neste ano. E eu tenho a impressão de que, tirando a estatueta quase certa para a atriz Lily Gladstone, ele não vai levar mais nada…
Terminei minha crítica de 2020, sobre “O Irlandês”, da seguinte forma:
“é um filme difícil de assistir, lento, com cenas que poderiam ser cortadas totalmente para uma melhor fluidez. Assim como tinha acontecido a “O Lobo de Wall Street“, com 3 horas de duração, e “Gangues de Nova York“, com quase isso – ambos de Scorsese. Pelo bem da gente aqui, do outro lado da tela, esperamos que o próximo filme de Scorsese não vá pelo mesmo caminho.”
E concluo, desta vez, que o filme seguinte de Scorsese foi pelo mesmíssimo caminho. Uma pena.
‘Assassinos da Lua das Flores’ foi indicado a 10 Oscars em 2024 (não venceu nenhum):
- Melhor trilha sonora
- Melhor canção original
- Melhor fotografia
- Melhor edição
- Melhor design de produção
- Melhor figurino
- Melhor ator coadjuvante (Robert De Niro)
- Melhor atriz principal (Lily Gladstone)
- Melhor direção (Martin Scorsese)
- Melhor filme do ano
Assista ao trailer do filme ‘Assassinos da Lua das Flores’:
Você também vai se interessar:
- Bolão do Oscar 2023: acertei 11 de 15 categorias (73% de aproveitamento!)
- Dicas de bons filmes escondidos em serviços de streaming
- Os melhores livros de detetive, policiais ou de mistério que já li
- As melhores séries policiais ou de suspense no streaming
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



