‘Assassinos da Lua das Flores’: problema de concisão

Cena do filme 'Assassinos da Lua das Flores', que concorre a 10 Oscars.
Cena do filme 'Assassinos da Lua das Flores', que concorre a 10 Oscars.

Vale ver no streaming: Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon)
2023 | 3h26 de duração | Classificação: 14 anos | nota 7

O último filme que eu tinha visto dirigido por Martin Scorsese tinha sido “O Irlandês“, em 2020. Ao reler aquela crítica, achei até engraçado: meu sentimento naquela época era muito parecido com o que eu vivi agora, com este “Assassinos da Lua das Flores“.

Comecei falando o seguinte:

“Confesso que demorei a criar coragem para assistir ao filme “O Irlandês” (…) O motivo é simples: não tenho muito tempo sobrando na vida e este filme tem 3 horas e meia de duração (!!!).”

A mesmíssima coisa aconteceu agora, tanto que este foi o último dos principais filmes do Oscar deste ano a que assisti.

Continuava meu texto de quatro anos atrás:

“O problema é que, por mais interessante que seja esta história, por melhores que sejam os atores e por mais boa vontade que a gente tenha, o filme começa a ficar custoso de assistir depois da segunda metade.”

Neste ano foi parecido. A história do assassinato dos indígenas Osage pelos brancos que queriam sua riqueza do petróleo é interessantíssima, mas tive dificuldade de acompanhar quem era quem na primeira metade do filme – principalmente entre os bandidos da história, que são muitos.

Em certo momento, pausei a TV e assustei quando percebi que tinham se passado 1h30 – mas que ainda faltavam duas horas de filme! =O Fiquei pensando o que ainda tinha para acontecer pela frente, depois que tanto já tinha acontecido…

Sério: Scorsese tem um problema de concisão. Acho muita arrogância a pessoa se achar tão boa, mas tão boa, que nada pode ser cortado, editado ou resumido em seu trabalho.

A verdade é que, por melhor que esta história do massacre dos Osage seja, e por melhor que seja Scorsese e todo o elenco monstro que ele frequentemente escala (De Niro, DiCaprio etc), o filme teria ficado muuuuuuito melhor se tivesse sido editado de uma maneira mais ágil. Tinha tudo para ser um filme nota 10.

Prova disso é que, quando o FBI entra na história, e o filme ganha ares de história policial, o roteiro fica bem mais dinâmico e interessante. Mas isso só acontece depois de umas duas horas e meia de filme… É tempo demais!

“O Irlandês” tinha sido indicado a 10 Oscars – e não ganhou nenhum. Foi o grande perdedor do prêmio naquele ano, inclusive.

“Assassinos da Lua das Flores” é, também, indicado a 10 Oscars neste ano. E eu tenho a impressão de que, tirando a estatueta quase certa para a atriz Lily Gladstone, ele não vai levar mais nada…

Terminei minha crítica de 2020, sobre “O Irlandês”, da seguinte forma:

“é um filme difícil de assistir, lento, com cenas que poderiam ser cortadas totalmente para uma melhor fluidez. Assim como tinha acontecido a “O Lobo de Wall Street“, com 3 horas de duração, e “Gangues de Nova York“, com quase isso – ambos de Scorsese. Pelo bem da gente aqui, do outro lado da tela, esperamos que o próximo filme de Scorsese não vá pelo mesmo caminho.”

E concluo, desta vez, que o filme seguinte de Scorsese foi pelo mesmíssimo caminho. Uma pena.

‘Assassinos da Lua das Flores’ foi indicado a 10 Oscars em 2024 (não venceu nenhum):

  1. Melhor trilha sonora
  2. Melhor canção original
  3. Melhor fotografia
  4. Melhor edição
  5. Melhor design de produção
  6. Melhor figurino
  7. Melhor ator coadjuvante (Robert De Niro)
  8. Melhor atriz principal (Lily Gladstone)
  9. Melhor direção (Martin Scorsese)
  10. Melhor filme do ano

Assista ao trailer do filme ‘Assassinos da Lua das Flores’:

Você também vai se interessar:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

 

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo