Vale ver no cinema: As Tartarugas Ninja: Caos Mutante (Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem)
2023 | 1h39 de duração | Classificação: 10 anos | nota 9
Fazia muito tempo que eu não assistia a nada das Tartarugas Ninja. Depois de ter devorado vários dos desenhos animados que eram transmitidos nas manhãs infantis da TV quando eu era criança, nunca mais vi nada.
Nenhum dos nove filmes que já foram lançados desde 1990, nem as novas séries de animação e live-action que surgiram desde então, nem os jogos e revistinhas.
Ou seja, estou longe de ser uma aficionada das tartarugas. Elas são apenas um desenho animado que fez parte da minha infância – e lá se vão quase 30 anos sem contato com a história.
Por isso, foi emocionante e surpreendente como, ao assistir a este novo longa de animação, fui relembrando tudo com um frescor raro em minha memória enferrujada. “Mestre Splinter! É mesmo, tinha uma jornalista chamada April O’Neil! As pizzas, eles adoravam pizza! As vans!”

Fui relembrando também das personalidades tão diferentes de Leonardo (o líder), Raphael (o raivoso), Donatello (o nerd) e Michelangelo (o engraçado). E por que eu, que nunca fui muito fã de histórias de lutas e super-heróis, gostava tanto de Tartarugas Ninja na infância: por seu lado cômico, por elas serem mais adolescentes desengonçados do que heróis propriamente ditos.
Essa nostalgia foi maravilhosa para mim! Mas não sei se é só por conta dela que achei o filme incrível, nota 9 com louvor. Afinal, meu filho Luiz, de 7 anos, que nunca tinha visto nada das tartarugas, também adorou.
É realmente um filme diferenciado. A qualidade da animação, a trilha sonora, os atores-dubladores (talvez pela primeira vez, adolescentes de verdade foram colocados para fazer as vozes dos quatro heróis) – tudo foi bem feito. Mas o ponto alto é mesmo o roteiro, amarradíssimo, que mescla a aventura a temas caros a filmes sobre adolescência, como aceitação, a busca dos próprios caminhos e a superproteção dos pais.

Esse roteiro é assinado por Seth Rogen, baita ator-comediante-dublador que também produz o filme, Evan Goldberg, que é parceiro de Rogen em várias produções, e Jeff Rowe, que ainda dirige este filme e também fez o roteiro e dirigiu outra excelente animação, indicada ao Oscar em 2022: “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas“.
Enfim, não respondo pelos aficionados, devoradores de quadrinhos e de games, que talvez tenham visto problemas no filme (teve gente criticando April O’Neil ter aparecido tão diferente, por exemplo, o que achei uma idiotice).

Mas falo por alguém que curtia muuuuuito as tartarugas na infância e foi rever esse quarteto muitos anos depois, e se esbaldou com uma produção não só nostálgica, mas muito bem feita. E falo pelo meu filho, que só conheceu agora, e alternou momentos de risadas, tensão e, sobretudo, diversão – como só os bons filmes nos proporcionam.
Assista ao trailer oficial dublado de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante:
Leia também:
- Os filmes de animação indicados ao Oscar 2023: resenhas e trailers
- ‘Elementos’: uma animação que tem tudo pra vencer o Oscar
- Bolão do Oscar 2023: acertei 11 de 15 categorias (73% de aproveitamento!)
- Os filmes mais importantes do Oscar 2023: resenhas e trailers
- Dicas de bons filmes escondidos em serviços de streaming
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



esse filme deve estar lindo! não vejo a hora de ver, e também tirar o atraso e ver o filme de mario e barbie, que não vi ainda, rs. pra mim, que cresci no final dos anos 90/2000, porém assistindo aos filmes e jogando ao jogo do super nintendo, marcaram época demais, rs. cowabunga!!!
CurtirCurtir
Você vai adorar! Barbie também ficou bem nostálgico 😀 Mario eu não vi, mas meu marido e o Luiz acharam menos legal.
CurtirCurtir
esse filme deve estar lindo! não vejo a hora de ver, e também tirar o atraso e ver o filme de mario e barbie, que não vi ainda, rs. pra mim, que cresci no final dos anos 90/2000, porém assistindo aos filmes e jogando ao jogo do super nintendo, marcaram época demais, rs. cowabunga!!!
CurtirCurtir