Texto escrito por José de Souza Castro:
É possível impedir a queda de cabelo em homens e mulheres? Centenas de anúncios inúteis de shampoos ou remédios bem caros garantem que sim.
Mas nunca vi anúncio dizendo que o problema poderia ser resolvido com o uso diário de uma pílula de Rogaine, dividida em 40 vezes, o que baixaria o tratamento a poucos centavos por dia.

Só tomei conhecimento disso nesta quinta-feira (25), ao ler artigo do “The New York Times” reproduzido pela “Folha de S.Paulo” e que apareceu como o mais lido na parte da manhã.
Como sei que muitos leitores aqui não têm acesso ao link citado, vou fazer um resumo do artigo intitulado “Remédio antigo e barato faz crescer cabelos, dizem médicos“.
Mas vou logo avisando que o remédio para calvície ainda não foi aprovado pela Anvisa e nenhuma outra agência equivalente no mundo, pois que laboratório gastaria dezenas de milhões de dólares para testar um remédio que custa tão barato?

Mesmo sem perspectiva de aprovação oficial, começa a haver um aumento de popularidade entre dermatologistas, disse ao NYT a doutora Crystal Aguh, da Universidade Johns Hopkins (EUA), uma das que vêm fazendo o tratamento com a droga ainda não aprovada pela Agência de Alimentos e Drogas (FDA).
- Leia também: Mais artigos de José de Souza Castro
Outro que faz a mesma coisa é o catedrático de dermatologia da Universidade George Washington, Adam Friedman, que se diz orgulhoso de estar entre os colegas – os “bandidos off-label” – que são aqueles que receitam medicamentos não aprovados oficialmente para determinada moléstia, sem medo de que alguém vire jacaré.
Outro professor de dermatologia da Universidade de Melbourne (Austrália), Rodney Sinclair, está seguro da eficácia da droga. Foi o primeiro a dividir a pílula de Rogaine em 40 vezes, para evitar que a dose normal do comprimido pudesse causar efeitos colaterais, como erupção alérgica no couro cabeludo.
Rogaine é o nome do remédio produzido há muitos anos pela Johnson & Johnson aprovado pela FDA para outros males, mas não para a calvície, e que tem como princípio ativo o minoxidil.

Crystal Aguh tem má notícia para o ministro Alexandre de Moraes: a pílula diária, diz ela, não vai funcionar, por exemplo, se um homem for quase careca, com o couro cabeludo brilhante, pois “não há nada para restaurar”.
Voltando ao pioneiro Rodney Sinclair. Ele participou, em 2015, de um encontro de dermatologistas em Miami e relatou que baixas doses de minoxidil estimularam o crescimento de cabelo em 100 mulheres. Esse médico publicou o resultado de suas experiências em 2017.
Com o maior jornal brasileiro fazendo a mesma coisa agora, talvez nossos dermatologistas façam a mesma coisa à revelia da Anvisa, mesmo sem que recebam em seus consultórios nenhum propagandista de laboratório – que é a forma mais corriqueira de vários deles se informarem sobre as novidades em sua área.
Mais posts sobre cabelos:
- “Carecas são pessoas muito sortudas”
- De carecas, trombadinhas e surras
- Por que manter nossos cabelos cacheados
- Para que as crianças valorizem o cabelo que têm
- Que tal cortar o seu próprio cabelo?
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



