
Ontem aproveitei meu dia de folga para visitar a exposição do artista russo Wassily Kandinsky, considerado o fundador da arte abstrata, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte.
O post de hoje é para recomendar fortemente a visita à mostra, que vai até o dia 22 de junho e é gratuita. A exposição já esteve em Brasília, no Rio de Janeiro e, depois de BH, segue para São Paulo (9/7 a 28/9).
Não sei se gostei mais das cores fortes e combinações intensas usadas pelo artista ou do fato de ele ser russo — sempre fui apaixonada por aquele país e mergulhar um pouquinho mais em sua história é estimulante. (Quem diria que os russos eram tão fãs de São Jorge assim?!)
A exposição não tem apenas os quadros abstratos que Kandinsky começou a fazer depois de ter contato com a cultura xamânica, mas também quadros mais realistas, e alguns com técnicas impressionistas (ele era fã de Monet), pintados em óleo sobre tela, aquarela e guache sobre cartão, óleo sobre vidro (meus favoritos!), óleo sobre madeira, além de desenhos em xilogravura e litografia.

Também é bacana ver o trabalho de outros artistas daquele começo de século 20 (numa Rússia que era bastante efervescente, com revoluções estourando desde 1905), como sua companheira Gabriele Münter, que achei talentosíssima.

O melhor é que não pegamos nenhuma fila: chegamos, fomos direto ao segundo andar, pegamos a senha e entramos sem qualquer espera na sala do terceiro andar.
Enfim, fica a dica para o fim de semana! Veja mais fotos do que você vai encontrar por lá (claro que as fotos não capturam a beleza das telas, mas pelo menos dão uma ideia…):
Deixo o serviço completo abaixo:
O quê: Exposição Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto
Onde: CCBB – Praça da Liberdade, 450, Belo Horizonte
Quando: Até 22 de junho, de quarta a segunda, das 9h às 21h
Quanto: Gratuito
Leia também:
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


