Apesar de eu ter dito aqui que ia virar o disco ou mudar a estação, as últimas vitórias conquistadas pelos protestos nas ruas de todo o país não me deixam ficar em silêncio.
Já mudei de ideia e de opinião no mínimo umas dez vezes sobre tudo o que está acontecendo no meu país. Já fiquei apreensiva com as quatro mortes, os vários feridos, a repressão policial, os ataques gratuitos à imprensa e a pessoas que tinham empunhado bandeiras de partidos políticos. Já fiquei apreensiva com os grupos, de diversos matizes ideológicos, que estavam tentando se aproveitar da multidão para levar o movimento de acordo com seus interesses, inclusive de golpearem nossa frágil democracia. E temi que o caos levasse o governo a decretar estado de sítio, o que seria um perigo. Mas, como sempre falei por aqui, minha impressão geral sempre foi de um saldo positivo.
E não só no campo das ideias, pelo fato de pessoas que sempre foram apáticas e lidaram com a política do país de maneira fleumática, anulando seus votos a cada dois anos (ou votando sem qualquer tipo de acompanhamento anterior ou posterior, o que dá na mesma que anular) estarem discutindo e pensando política. Mas também porque, felizmente, os poderes Executivos, Legislativos e o STF resolveram dar respostas concretas ao que estava sendo pedido nas ruas – sem falar da resposta da imprensa, que mudou radicalmente sua cobertura inicial, para cada vez melhor. A democracia se fortalece quando o povo e a imprensa procuram saber o que é PEC 37, o que é reforma política, o que é plebiscito e quando uma assembleia constituinte pode ou não ser convocada.
E também se fortalece quando vê reivindicações gritadas tão alto conquistarem respostas dos representantes conduzidos pelo voto popular ao poder.
Estou atualizando cada uma delas no post de 19 de junho. Pelas minhas contas, passaram de 20 vitórias, em todas as esferas. Clique AQUI para ler e acompanhar. Sempre vou atualizar, à medida que novas vitórias surgirem. E vão surgir, porque acredito que os protestos não vão acabar tão cedo.
P.S. Quem não der nenhuma resposta vai sofrer as consequências em 2014 (ou antes). Fiquem espertos, Sérgio Cabral e Marcio Lacerda.
Leia também:
- Tem certeza absoluta? Que pena!
- Com este pronunciamento, pauso meu protesto particular
- Ou o rumo ou a pausa
- Melhores charges e quadrinhos sobre os protestos
- As primeiras vitórias importantes, em mais um dia histórico
- 20 vídeos da violência da PM durante os protestos pelo país
- Um poema em homenagem aos que gritam
- Tentando entender os protestos, nesta barafunda de interpretações
- Cenas do protesto com milhares de pessoas em BH
- O brasileiro trabalha mais para pagar seu ônibus
- O mundo grita
- O vômito entalado o dia todo no meu cérebro borbulhante
- 10 observações sobre os protestos contra a tarifa de ônibus
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
