O que o quarto de uma criança pode nos ensinar sobre o mundo

Responda rápido: o que estas seis crianças têm em comum?

(Clique sobre as imagens para ver maior)
(Clique sobre as imagens para ver maior)

brasil2brasil3brasil4brasil5brasil6Apenas uma coisa: são todas brasileiras. E, com exceção da indígena, todas moram no Rio de Janeiro.

Agora, um pouco além: o que elas têm a ver com estas outras crianças abaixo?

fora2

fora1

fora3

fora4

fora5

fora6

Bom, não muito. Apenas o fato de estarem todos na mesma publicação: o livro “Where Children Sleep” (Onde as crianças dormem), do queniano-britânico James Mollison. E serem retratadas ao lado de seus quartos (ou “quartos”, em alguns casos).

Ele explica qual foi o objetivo de seu trabalho, que tem muito mais fotos de crianças e quartos, do mundo inteiro. Traduzi livremente um trecho de sua introdução:

“Quando, em 2004, a Fabrica me pediu para pensar em uma ideia para engajar as pessoas nos direitos das crianças, eu me vi pensando no meu quarto: no quanto ele era significativo durante minha infância, e em como ele refletia o que eu tinha e quem eu era. Me ocorreu que uma forma de abordar algumas das situações complexas e questões sociais que afetam as crianças seria olhar para seus quartos, em todos os tipos de diferentes circunstâncias. No começo, eu não queria que fosse apenas sobre “crianças com necessidades” de países emergentes, mas algo mais inclusivo, sobre crianças que estão em todos os tipos de situações. Também me pareceu que faria sentido fotografar as próprias crianças, mas separadas de seus quartos, usando um fundo neutro. Minha ideia era que as fotos dos quartos deveriam conter as circunstâncias materiais e culturais daquelas crianças – os detalhes que inevitavelmente definem as pessoas – enquanto as próprias crianças apareceriam como indivíduos, como iguais – apenas como crianças. (…) O livro foi escrito e apresentado para um público de 9 a 13 anos de idade – com a intenção de interessar e envolver as crianças nos detalhes das vidas de outras crianças ao redor do mundo, e nas questões sociais que as afetam –, ao mesmo tempo em que é um ensaio fotográfico sério, voltado para o público adulto.”

O resultado é uma verdadeira obra de arte.

Que vocês podem ler CLICANDO AQUI 😀


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo