- Página atualizada em 17.7.2025
Hoje o blog tem mais de 9.000 assinantes, entre os que recebem os textos integralmente por email, pelos leitores de Feed ou nos seguem em nossas redes sociais (LinkedIn, WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, TikTok e Goodreads).
Fora estes, tivemos mais de 4 milhões de visitas de pessoas que passaram por aqui diretamente, via tráfego orgânico. E o arquivo do blog conta com mais de 3.000 posts no momento, entre reportagens, tutoriais, análises, resenhas, crônicas, contos, fábulas, entrevistas, poemas, fotos, vídeos ou pura divagação. Todos feitos nos meus momentos de “folga” 😉
Sempre falei por aqui: este blog é um hobby querido. Mas é um hobby que acaba se tornando um trabalho paralelo, de tanto empenho e investimento que dedico a ele. Por exemplo: em um dia de folga, usei da Lei de Acesso à Informação para obter dados sobre os moradores de rua da capital mineira e gastei boas horas escaneando o calhamaço que recebi, para deixá-lo à disposição de todos na Biblioteca do Blog. Às vésperas da Copa do Mundo, resolvi criar um guia turístico de Belo Horizonte, com 90 sugestões de passeios, catalogadas, mapeadas e depois transformadas em um livreto para download e impressão gratuitos. Na época do Oscar assisti a 15 filmes indicados em um mês, só para poder publicar as resenhas de todos eles a tempo da cerimônia. E assim por diante 😉
Para manter este trabalho-hobby sem perder o gás, conto com a contribuição dos leitores.
Como você pode colaborar com seu blog do coração?
Você pode me ajudar a manter este blog de 8 diferentes maneiras:
1. Sugestão de pautas
Quem quiser enviar uma ideia para post, pode registrar nos comentários dos posts ou me enviar por email. Todas serão analisadas e, se for possível, transformadas em post.
2. Envio de textos
Também é possível enviar seus textos pelo email do blog. Eu vou analisar e, se tiverem o perfil da página, terei prazer em publicá-los por aqui.
3. Divulgação dos posts
Ao pé de cada post, há vários ícones que permitem a rápida divulgação do texto por várias redes sociais ou por email. É só clicar e compartilhar, para que os textos que tiverem mexido com você alcancem mais pessoas 🙂

4. Participação nas redes sociais
O blog tem uma página no Facebook, uma no Twitter, dois perfis no Instagram (@arvoresdascidades e @pilulasdereflexoes), um canal no YouTube, é compartilhado no meu perfil de LinkedIn e tem uma página no Goodreads. Mais recentemente, criei um canal no WhatsApp e uma conta no TikTok, que uso bem pouquinho ainda.
Ao seguir estas páginas, você ajuda a aumentar a rede de leitores do blog, e também o alcance dos trabalhos produzidos aqui.
5. Patrocínio do blog
Um jeito de “patrocinar” o blog é comprando por meio dos anúncios que aparecem aqui. Sempre que vir um anúncio de produto que te interessa, clique nele! Toda vez que alguém clica em um anúncio do blog, teoricamente vai pingar uns centavos na minha conta do WordPress, que eventualmente eu recebo.
6. Anúncio no blog
Desde junho de 2019, passei a aceitar publieditoriais no blog. O que é isso? São posts patrocinados. Um anunciante encomenda um texto, e eu publico, em troca de pagamento. Para não haver confusão entre meus textos e os publieditoriais, sempre vou deixar claro que eles são publis, informando que o conteúdo é patrocinado, em nome da transparência e da ética jornalística (por isso publiquei tão poucos: a maioria dos anunciantes prefere fazer as coisas às escondidas dos leitores, e eu nunca vou concordar com essa prática). Saiba mais sobre os anúncios.

Se você tiver interesse em contratar um publi, entre em contato comigo!
7. Censo do blog
Ao responder ao censo do blog, que fica fixo na home page desde que foi criado, em 2022, você me ajuda a te conhecer melhor, querid@ leitor(a) e, assim, fazer meus textos com o olhar para quem os lê. Leva só 5 minutinhos, não deixe de participar 😉
8. Assinatura gratuita
Se você não quiser ou puder contribuir em nenhuma das formas listadas acima, já ficarei honrada com sua assinatura. Todos os assinantes recebem o blog de graça, por email. Veja como se cadastrar.
É isso aí! Obrigada pela leitura e por valorizar meu trabalho 😀



