Valor Sentimental: leia minha resenha e veja o trailer do filme

Imagem de divulgação do filme Valor Sentimental, que concorre ao Oscar pela Noruega.
Imagem de divulgação do filme Valor Sentimental, que concorre ao Oscar pela Noruega.

Vale ver: Valor Sentimental (Affeksjonsverdi)
2025 | 2h13 de duração | Classificação: 14 anos | nota 9

É mais natural falar sobre a história de “Valor Sentimental” do ponto de vista de uma família, com as dores, mortes, nascimentos, traumas, brigas e abandonos que perpassam sua história.

Logo no início do filme, aliás, somos convidados a pensar nessa história pelo ponto de vista de uma personagem marcante: a casa em que várias gerações daquela família viveram, inclusive os três protagonistas: o pai Gustav Borg e suas filhas Nora e Agnes.

Mas quero abrir um parêntesis, antes de entrar na questão da família, e comentar sobre algo que me chamou a atenção.

Dos três filmes indicados ao Oscar de melhor filme internacional de 2026 a que já assisti, TODOS abordam, em maior ou menor grau, os problemas causados por um Estado totalitário. Todos mostram vítimas de ditaduras truculentas.

O Agente Secreto mostra como a ditadura militar no Brasil mergulhou o país num clima de tensão, corrupção e medo, separou pais e filhos, colocou na prisão ou matou pessoas que não tinham feito absolutamente nada.

Foi Apenas um Acidente mostra como pessoas presas e torturadas pelo regime do Irã continuaram carregando o trauma dos tempos no cárcere muitos anos depois, inclusive ouvindo o som de seu algoz a cada esquina.

E este Valor Sentimental mostra como uma mulher norueguesa foi brutalmente torturada pelo regime totalitário nazista, e como esse trauma a levou ao suicídio e impactou as duas gerações seguintes.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Na verdade, o filme não traça essa relação de causa e efeito tão explícita como estou colocando aqui. Mas há, sim, um impacto profundo e inegável, que passa a ser recapitulado no momento em que somos introduzidos àquela família, que é quando a mãe de Nora e Agnes morre e o pai, Gustav, volta a conviver com as duas, e tenta se reaproximar delas.

E, ao mesmo tempo em que vemos as tragédias decorrentes, ainda que indiretamente, de regimes de terror, também somos apresentados à reflexão sobre como a arte é capaz de curar feridas e até facilitar reconciliações.

A arte, no caso, é o próprio cinema. Gustav é um renomado diretor, que estava praticamente aposentado, quando resolve filmar um roteiro que ele escreve sobre a história de uma mulher suicida (seria sua mãe?), usando a casa da família como cenário.

E, assim, acompanhamos um filme sobre a produção de um filme, um filme metalinguístico, e ficamos todas aquelas mais de duas horas tensos, pensando que alguma nova tragédia pode acontecer a qualquer minuto naquele cenário de traumas familiares acumulados.

Enfim, é uma produção lenta, reflexiva, que exige muito de seus atores. Não por acaso, os quatro atores principais foram indicados ao Oscar: o veteraníssimo Stellan Skarsgård, que faz Gustav, as norueguesas Renate Reinsve e Inga Ibsdotter Lilleaas, que interpretam as irmãs, e Elle Fanning, que faz uma atriz norte-americana famosa (como ela é mesmo), contratada para o novo filme de Gustav.

Valor Sentimental também foi indicado pelo roteiro, montagem, direção, melhor filme do ano e melhor filme internacional. O páreo está duro para nosso Agente Secreto…

Valor Sentimental foi indicado a 9 Oscars em 2026:

  1. Melhor filme do ano
  2. Melhor filme internacional
  3. Melhor montagem
  4. Melhor roteiro original
  5. Melhor direção (Joachim Trier)
  6. Melhor atriz principal (Renate Reinsve)
  7. Melhor ator coadjuvante (Stellan Skarsgård)
  8. Melhor atriz coadjuvante (Elle Fanning)
  9. Melhor atriz coadjuvante (Inga Ibsdotter Lilleaas)

Assista ao trailer de Valor Sentimental:

 

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo