- Texto escrito por José de Souza Castro
Em dezembro de 2018, o Brasil já sabia que Jair Bolsonaro havia vencido as eleições em segundo turno com mais de 10 milhões de votos acima de Fernando Haddad, mas seria difícil imaginar o que seria do país nos quatro anos seguintes.
No dia 16, este blog, porém, publicou um artigo com o título “A burrice no poder está acabando com o Brasil“.
Eu me baseava num artigo de 13 páginas do economista Ladislau Dowbor, professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, publicado no site Outras Palavras.
Claro que ele não fazia um exercício de futurologia sobre o desastre que seria o governo Bolsonaro. Sabia, porém, que “a burrice política obedece a uma impressionante força de inércia“.
Passados os últimos anos dos governos Dilma Rousseff e de de seu sucessor, Michel Temer, a burrice estava firmemente à espera do governo Bolsonaro.
Sabe-se hoje que o Brasil não acabou, por pouco.
Uma releitura do que escreveu Ladislau Dowbor é instrutiva. Reli com gosto o resumo que eu fiz no blog há sete anos.

Quem é Ladislau Dowbor?
Mas senti falta, naquele texto, de uma melhor qualificação do autor. Faço um resumo aqui do que aprendi agora na Wikipedia e no site do próprio Ladislau. É um personagem interessantíssimo.
Ele nasceu na França em 1941. Os pais tinham saído da Polônia com destino à América, fugindo de Hitler e da morte que os esperava em seu país durante a II Guerra Mundial, e acabaram se estabelecendo no Brasil em 1951.
Estudante, Ladislau Dowbor foi militante e membro da direção da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Preso pela ditadura militar, foi torturado por seis meses. Sobreviveu, ao contrário da namorada, que morreu durante uma sessão de torturas.
A reação da VPR tornou-se histórica. Sequestrou em 11 de junho de 1970 o embaixador alemão Ehrenfried von Holleben, de grande prestígio entre os militares brasileiros, principalmente por causa da Volkswagen. Após 23 dias de negociações, o governo cedeu à exigência de libertar 40 presos políticos, em troca do embaixador, solto no dia 21 de junho. Ladislau Dowbor estava na lista.
Assim, pôde estudar na Escola de Economia de Varsóvia, onde também obteve o mestrado e, em 1976, o doutorado em Ciências Econômicas. Mais um pouco, era professor titular de pós-graduação da PUC-SP.
Ele já publicou 45 livros, em que se destaca “Resgatar a função social da economia”. Os leitores que, como eu, gostaram desse personagem, podem saber muito mais sobre ele em seu site.
***
Leia também:
- O que eu queria dizer sobre a invasão dos EUA na Venezuela
- ONU diz que EUA violaram direito internacional
- E a democracia na Venezuela? Não vem ao caso
Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de José de Souza Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



