‘Pequenos incêndios por toda parte’: várias famílias que se entrelaçam

Cena da série "Pequenos Incêndios por toda Parte", adaptada do livro de Celeste Ng.
Cena da série "Pequenos Incêndios por toda Parte", adaptada do livro de Celeste Ng.

Quando li “Tudo o que nunca contei“, desta mesma autora Celeste Ng, escrevi o seguinte sobre ele:

“O livro é contado com uma maestria que há tempos eu não via em autores contemporâneos”.

E também:

“Este livro é muito rico, uma pedra preciosa, muito bem escrito, nos leva a uma leitura fluida, fácil, leve, ainda que às vezes sobre um assunto denso, triste, que arrepia e emociona.”

Agora, ao ler “Pequenos incêndios por toda parte“, praticamente poderia copiar e colar minha resenha anterior inteira, porque ela segue se aplicando.

De novo, a temática são as relações familiares, especialmente entre mães e filhas. Mas, desta vez, estamos diante de vários núcleos de famílias ao mesmo tempo: o da fotógrafa Mia, o da jornalista Elena, o de sua amiga Linda, sem contar a “mãe solteira” Bebe.

São histórias que se entrelaçam a todo momento, são pequenos incêndios que geram grandes consequências para todos os envolvidos.

Logo nas primeiras páginas, ficamos sabendo que a casa de Elena pegou fogo e, provavelmente, quem ateou foi sua filha caçula, Izzy. Muitas pistas do que encontraremos ao longo das 400 páginas seguintes já são oferecidas ali, mas só vamos saber disso depois, à medida que vamos pescando as informações sobre cada um daqueles ricos personagens.

Por que uma adolescente de 15 anos colocaria fogo na própria casa? O que a levaria a cometer esse ato tão extremo, até mesmo criminoso? Muitos pequenos fogos são ateados antes deste grande, de maneira figurada, e Izzy nem sequer está no meio deles.

É um livro sobre empatia, orgulho, sobre decisões difíceis e sobre maternidade. Sobre as dificuldades de comunicação entre pais e filhos, inclusive no caso de mães tão compreensivas e acolhedoras quanto a protagonista Mia. Sobre a adolescência e as barreiras próprias dessa fase da vida. E um pouco também sobre racismo e xenofobia.

Enfim, assim como escrevi na outra vez, “todas as famílias deveriam ler este livro”. Mal posso esperar pelo próximo.

 

Capa do livro 'Pequenos Incêndios por Toda Parte', de Celeste Ng.

“Pequenos incêndios por toda parte”
Celeste Ng
Ed. Intrínseca
412 páginas
R$ 36,89 na Amazon

P.S. Esse livro deu origem à série “Pequenos incêndios por toda parte”, de 2020, com Kerry Washington e Reese Witherspoon, que foi indicada a cinco categorias do Emmy Awards e pode ser vista na Amazon Prime Video. Mas ainda não vi, então não posso comentar sobre a série.

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo