Vale a pena ver no Disney+: ENCANTO e LUCA
Nota 9 para os dois

Já faz um tempinho que assisti a esses dois filmes, então não escrevo aqui no blog com eles fresquinhos na cabeça, como costumo fazer sempre, ainda sentindo o impacto de tudo.
Mesmo assim, essas duas animações, cada uma à sua maneira, me encheram tanto os olhos e o coração, que ainda me lembro de por que eu gostaria de dar nota 9 para elas.
Em “Encanto“, tudo é mágica, tudo é colorido, os personagens são incríveis, a protagonista gera empatia imediata, e entramos um pouquinho na Colômbia (como entramos no México ao ver “Coco“, outro filmaço).
A mensagem, poderosa, que ele nos deixa em suas frases e canções, é sobre os dons (e os fardos) de cada um, sobre as famílias que se fortalecem unidas, sobre reconhecimento e inveja, sobre os danos da cobrança excessiva.
LEIA TAMBÉM:
- Os 22 filmes mais importantes do Oscar 2022: resenhas e trailers
- ‘A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas’: uma homenagem às famílias reais e imperfeitas
- Os melhores filmes e animações para assistir com os filhos desde pequenos
- Os curtas de animação da Disney Pixar: arte, reflexões, família e inclusão
Já em “Luca“, as cenas marinhas e na cidadezinha italiana também enchem nossos olhos. Mas a mensagem dele me parece ainda mais incrível que a do concorrente na categoria de melhor animação do Oscar. Tem a ver com o respeito pelas diferenças, com a amizade apesar delas, com lealdade.
Ao tratar da amizade improvável entre monstros marinhos e humanos, o filme volta a um tema que permeia a própria humanidade. Desde Romeu e Julieta, judeus e palestinos, brancos escravagistas e negros escravizados, dentre tantos outros. Uma bela metáfora para tantos relacionamentos forjados em torno de conflitos.

Esse filme me fez rir, vibrar, chorar. De quebra, ainda trata da importância do aprendizado versus a ignorância simplória, trata de ciúmes, trata de abandono, de adoção. São tantos assuntos tão importantes num filme tão singelo, que realmente torço para que ele leve a melhor no Oscar, ainda que o favorito seja “Encanto”.
Seja qual for o vencedor (lembrando que a família Mitchell também me apaixonou há vários meses), temos animações delicadas concorrendo neste ano, tanto para o paladar das crianças quanto dos adultos.
Nada a ver com as animações de anos atrás, com suas princesas e príncipes, ou com piadas vazias. Estas de hoje têm ingredientes mágicos e um primor nas cenas que realmente nos enchem os olhos – e o coração.
Veja os trailers dos dois filmes:
LEIA TAMBÉM:
- Os 22 filmes mais importantes do Oscar 2022: resenhas e trailers
- ‘A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas’: uma homenagem às famílias reais e imperfeitas
- Os melhores filmes e animações para assistir com os filhos desde pequenos
- Os curtas de animação da Disney Pixar: arte, reflexões, família e inclusão
***
Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

