‘Encanto’ e ‘Luca’, dois filmes de encher os olhos (e o coração) da gente

Vale a pena ver no Disney+: ENCANTO e LUCA
Nota 9 para os dois

A família de ‘Encanto’

 

Já faz um tempinho que assisti a esses dois filmes, então não escrevo aqui no blog com eles fresquinhos na cabeça, como costumo fazer sempre, ainda sentindo o impacto de tudo.

Mesmo assim, essas duas animações, cada uma à sua maneira, me encheram tanto os olhos e o coração, que ainda me lembro de por que eu gostaria de dar nota 9 para elas.

Em “Encanto“, tudo é mágica, tudo é colorido, os personagens são incríveis, a protagonista gera empatia imediata, e entramos um pouquinho na Colômbia (como entramos no México ao ver “Coco“, outro filmaço).

A mensagem, poderosa, que ele nos deixa em suas frases e canções, é sobre os dons (e os fardos) de cada um, sobre as famílias que se fortalecem unidas, sobre reconhecimento e inveja, sobre os danos da cobrança excessiva.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Já em “Luca“, as cenas marinhas e na cidadezinha italiana também enchem nossos olhos. Mas a mensagem dele me parece ainda mais incrível que a do concorrente na categoria de melhor animação do Oscar. Tem a ver com o respeito pelas diferenças, com a amizade apesar delas, com lealdade.

Ao tratar da amizade improvável entre monstros marinhos e humanos, o filme volta a um tema que permeia a própria humanidade. Desde Romeu e Julieta, judeus e palestinos, brancos escravagistas e negros escravizados, dentre tantos outros. Uma bela metáfora para tantos relacionamentos forjados em torno de conflitos.

Luca e a amizade improvável entre monstros marinhos e humanos

 

Esse filme me fez rir, vibrar, chorar. De quebra, ainda trata da importância do aprendizado versus a ignorância simplória, trata de ciúmes, trata de abandono, de adoção. São tantos assuntos tão importantes num filme tão singelo, que realmente torço para que ele leve a melhor no Oscar, ainda que o favorito seja “Encanto”.

Seja qual for o vencedor (lembrando que a família Mitchell também me apaixonou há vários meses), temos animações delicadas concorrendo neste ano, tanto para o paladar das crianças quanto dos adultos.

Nada a ver com as animações de anos atrás, com suas princesas e príncipes, ou com piadas vazias. Estas de hoje têm ingredientes mágicos e um primor nas cenas que realmente nos enchem os olhos – e o coração.

 

Veja os trailers dos dois filmes:

 

LEIA TAMBÉM:

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo