Os ovos podres e a crise financeira mundial

Sempre tive dificuldade de entender os conceitos abstratos da macroeconomia — mas, mais do que eles, a forma como se dão na vida prática das siglas em inglês, gírias bancárias e jargões dos bancos centrais.

Nos últimos dias, no entanto, tenho me debruçado sobre a crise financeira e seu braço na Europa, e queria usar este post para recomendar uma leitura muito leve, fácil e atraente de economia, de um sujeito que consegue explicar qualquer coisa do jeito mais simples do mundo.

O livro é “The Undercover Economist” (publicado no Brasil pela editora Record, como “O Economista Clandestino”), de Tim Harford, economista que já trabalhou no Banco Mundial, é membro da Royal Economic Society e assina uma coluna no Financial Times, além de ter um programa na BBC. Quem me emprestou o livro foi o amigo Marcelo Soares, fanático por estatísticas.

O livro pretende mostrar como tudo, até o café que pagamos na estação do metrô, tem uma relação econômica muito mais macro. E mostrar como os economistas, assim como detetives, conseguem desvendar esses mistérios que regem o mundo. E quem sabe permitir que a gente tenha a mesma capacidade/sagacidade que eles têm.

Um dos capítulos do livro está aberto para download, impressão e leitura no site de Tim. E trata justamente da crise financeira iniciada em 2008. Mas ele começa a história usando uma paródia dos ovos com duas gemas e dos ovos podres — e assim fica bem mais fácil de entender os empréstimos subprime, os CDOs e outros palavrões cabeludos.

CLIQUE AQUI para ler. São só 24 páginas e é uma leitura muito fácil 😉

 

“O Economista Clandestino”
Tim Harford
Record
333 págs.
De R$ 30,51 a R$ 44,90.

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

7 comentários

  1. Bem informativo seu primeiro post sobre economia, Cris. É um assunto que nem sempre precisa ser árido, embora esteja nos castigando aridamente a cada dia na vida real. As decisões macroeconômicas recomendadas pelos economistas e aceitas pelos políticos no poder nem sempre são as melhores e, quando erradas, podem provocar muito sofrimento à população de um país. Temos pelo menos que entender porque estamos sendo castigados, para que possamos reagir com um mínimo de eficácia.

    Curtir

      1. Eles acham que precisam mostrar ao leitor que sabem matemática. Mas a matemática nem sempre é a solução para problemas econômicos, que têm forte componente psicológico, social, comportamental etc.

        Curtir

  2. Valeu pela dica, não conhecia o livro e fiquei com vontade de ler. Gostei da idéia de pensar os agrupamentos de empréstimos como “embalagens de ovos podres”. Também sobre a crise de 2008 tem aquele documentário Trabalho Interno (Inside job), explica bem o que aconteceu, eu gostei quando assisti.

    Curtir

Deixar um comentário