Sinal dos tempos

Um primo nos Estados Unidos ouve de um norte-americano:
–Brazilian? Ow, you get lots of money!
***
Minha colega em Nova York é assediada por lojistas de grifes caras assim que percebem que ela está falando português.
***
Uma amiga espanhola veio de Madri para buscar melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida aqui, onde pretende morar. E o Brasil não concedeu o visto.
***
Ir para Miami agora é coisa de “pobre”. Os ricos brasileiros vão passar suas férias nas ilhas Seychelles, na Polinésia Francesa ou na África do Sul.
***
Os hostels estavam vazios durante a Parada Gay de São Paulo. Os estrangeiros não estão com dinheiro para viajar.
***
Todos os países do mundo estão em crise e o Brasil, por enquanto, ainda respira e ainda tem boas taxas de emprego.
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro
Sim, conconrdo que as coisas estão mudando.
Mas esses dias vi um dado que me deixou ressabiada: a Itália, em crise, está com desemprego de 10%, índice considerado alto e desesperador lá. As sete principais regiões metropolitanas brasileiras acabaram de atingir exatamente essa mesma taxa, em uma queda contínua dos níveis de desemprego.
Eu sei que cair de A para B é muito pior do que subir de C para B. Mas acho que esses gringos estão comprando uma propaganda enganosa do Brasil. Sair de lá pra vir aqui atrás de qualidade de vida pode ser um conto do vigário.
CurtirCurtir
Depende do gringo. Brasileiro puxa muito saco de estadunidense e europeu. Acho difícil eles chegarem aqui e ficarem mal das pernas. (Inclusive por serem mais qualificados, vindos do país “A”).
CurtirCurtir
Sim, mesmo coisas que criticam aqui ganham outro “sentido” se praticadas por gente de fora, vide exemplos cotidianos: arte de rua no Brasil é “coisa de vagabundo, sujeira e desocupação”, nos gringos é “a arte que pulsa nas ruas, as pessoas respiram cultura”; metrô aqui é “chamariz de vagabundo”, mas é Europa é linda porque “tem metrô pra todo lado”! O mundo, mesmo globalizado, ainda é medido com dois pesos, duas medidas…
Outro sinal dos tempos: comunidades indígenas tocando na flauta suas canções típicas… como “The sound of silence”, de Simon & Garfunkel!! rs
CurtirCurtir
Exato! Ainda vai demorar muito a haver essa mudança cultural real.
CurtirCurtir